Você sabe qual a melhor taça de vinho para cada tipo? Existem diferentes modelos de taças e elas apresentam formatos diversificados. Cada modelo apresenta características específicas e, por essa razão, pode ajudar a realçar o sabor de cada tipo de bebida.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Dessa maneira, ao utilizar cada tipo de taça de maneira adequada, torna-se possível ter uma experiência diferenciada e sentir o sabor da bebida da melhor forma. Por isso, revelamos a seguir a taça correta para os vinhos tintos, brancos e rosé, além dos vinhos doces e espumantes.

Arraste para o lado e confira a taça ideal para cada vinho

Continua depois da publicidade

*Fotos: Banco de imagens

Qual a taça correta para beber vinho tinto?

O vinho tinto é um dos tipos mais tradicionais e o sabor da bebida é menos evidente se comparado com alguns tipos, como os brancos. Por essa razão, esse tipo de vinho precisa de interação com oxigênio para que os aromas sejam mais perceptíveis.

Dessa maneira, as taças destinadas aos vinhos tintos devem ser maiores e a taça bordeaux é bastante útil nesse contexto. O modelo se caracteriza por contar com um bojo grande e boca fechada. Essa característica auxilia a taça a manter os aromas e concentrá-los, ajudando a reforçar o sabor da bebida.

Qual a taça ideal para beber vinho branco ou rosé?

As taças de vinho branco são utilizadas para consumir bebidas dessa categoria. O material conta com bojo menor e é reduzido. Desse modo, evita-se o aquecimento da bebida e favorece o consumo da bebida em uma temperatura mais fria.

As taças de vinho branco também podem ser utilizadas no momento de experimentar os vinhos rosés. Esse tipo de vinho consiste na mistura de aromas presentes em vinhos brancos com elementos taninos (bebidas com aspectos mais adstringentes). O tamanho reduzido da taça ajuda a reforçar o sabor da bebida.

Continua depois da publicidade

Qual a melhor taça para beber espumantes?

A taça denominada Flute conta com um formato fino e alongado. O material é o mais utilizado para tomar espumantes, porque ele facilita a formação de bolhas, melhorando o sabor da bebida.

Qual a melhor taça para beber vinhos doces?

Geralmente, os vinhos doces são consumidos em quantidades reduzidas. Vinhos de mesa ou vinho do porto são exemplos deles. Por isso, uma taça com bojo pequeno e um formato estreito é uma ótima ideia, pois facilita a condução do fluxo da bebida para a ponta da língua, melhorando a nossa percepção do sabor adocicado.

Descubra o padrão internacional de taças para vinhos

O International Standarts Organization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização faz referência ao padrão global utilizado de taças. Trata-se, portanto, do modelo padrão utilizado para a degustação da bebida.

Os materiais do tipo ISO se caracterizam pelo fato de apresentarem boca arredondada e com laterais estreitas. Essa característica possibilita que as pessoas sirvam o vinho com facilidade no copo e liberem os aromas, sem riscos de derramar.

Continua depois da publicidade

Leia também

Infográfico mostra como funciona a produção do vinho