O mundo do esporte é cheio de diversidade e, por ter tantas modalidades e diferentes práticas, pode despertar dúvidas. Uma delas é o questionamento sobre qual é o esporte mais rápido do mundo, não é mesmo? Embora seja difícil afirmar, destacamos a seguir cinco modalidades que, em diferentes tipos de análise, podem ser consideradas entre os esportes mais rápidos do mundo: atletismo de 100 metros rasos, fórmula 1, badminton, hóquei no gelo e críquete.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

As modalidades dos esportes mais rápidos do mundo foram selecionadas de acordo com critérios como velocidade das jogadas e tempo de cada prova. E embora seja subjetivo dizer qual é o esporte mais rápido de todos, selecionamos alguns que podem estar na lista daqueles que tem maior velocidade. Porém, o objetivo aqui é sugerir respostas para essa pergunta, considerando cada critério de análise, sem estabelecer uma indicação definitiva.

Continua depois da publicidade

Confira nas imagens quais são os esportes mais rápidos do mundo

Atletismo de 100 metros rasos: a prova mais rápida do mundo

Conhecida por ser a prova que em menos de 10 segundos é realizada, a corrida de atletismo de 100 metros rasos tem que estar na lista dos mais rápidos do mundo. O desafio consiste em o atleta correr a distância curta de 100 metros o mais veloz possível. Atualmente, o recorde é de Usain Bolt, com a incrível marca de 9.58 metros.

Fórmula 1: a disputa com os carros mais rápidos do mundo

É impossível falar de velocidade sem lembrar da fórmula 1, não é mesmo? Afinal, não é sempre que um carro corre cerca de 300 quilômetros por hora. Embora as provas de Fórmula 1 sejam mais longas que a do atletismo de 100 metros, por exemplo, a modalidade está na lista por ser um esporte que usa a velocidade surpreendente dos carros para as disputas.

Continua depois da publicidade

Badminton: a peteca mais veloz de todas

Entre os esportes com raquetes, a velocidade é também importante. O badminton, a famosa peteca olímpica, é considerado o mais rápido do mundo. De acordo com especialistas, inclusive, a velocidade da peteca pode chegar a 400 quilômetros por hora em uma partida. Além disso, a modalidade é dinâmica, com jogadas potentes e grande mobilidade dentro da quadra, exigindo agilidade dos competidores.

Hoquéi no gelo: a velocidade que desliza

O hoquéi no felo é um esporte dinâmico e cheio de potência. Além dos discos que são arremessados serem extremamente velozes, os próprios jogadores atingem velocidades incríveis. Estima-se que cada jogador possa chegar a cerca de 30 quilômetros por hora durante a partida. Essa velocidade é possível graças ao uso dos patins, que deslizam com velocidade pelo gelo.

Leia também

Entenda as regras do badminton, a “peteca” das Olimpíadas

Entenda as regras do atletismo, esporte olímpico há mais de 120 anos