O nevoeiro que atinge Santa Catarina segue prejudicando as operações do aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte. Nesta quinta-feira (25), o local deve funcionar conforme as condições meteorológicas permitirem. Neste começo de manhã, por exemplo, os voos estão suspensos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

O aeroporto de Navegantes fechou na noite de terça-feira (23) devido ao nevoeiro e só reabriu no fim da manhã de quarta (24), quando funcionou com o auxílio de instrumentos. No total, oito voos foram cancelados e um transferido para Florianópolis. Nesta quinta (25), com o fenômeno sendo registrado novamente, o aeroporto fechou cedo.

Não há previsão para o retorno das atividades. Conforme a assessoria de imprensa da empresa que administra o aeroporto, as operações devem continuar no sistema de “para e retorna” durante todo o dia, já que o nevoeiro se dissipa, mas também volta a se formar. Até o momento são seis voos cancelados e dois atrasados.

Comum nesta época

Segundo a meteorologista Gilsânia de Souza Cruz, da Epagri/Ciram, esses nevoeiros são marítimos e por isso ocorrem nas áreas litorâneas.

Continua depois da publicidade

— É comum no inverno e no outono, quando temos massas de ar mais quentes que o normal, e águas com superfície mais fria. O ar mais quente, quando encosta na água, condensa. O nevoeiro nada mais é que uma nuvem que se forma perto da superfície — explica.

O nevoeiro marítimo costuma ser mais denso do que o nevoeiro de radiação, comum no interior do Estado. O nevoeiro de radiação geralmente se dissipa algumas horas após o nascer do sol, com o aquecimento da superfície, mas o marítimo pode demorar mais tempo.

— Conforme a água esquenta, o nevoeiro marítimo tende a dissipar. Mas às vezes não dissipa.

Leia mais

Primeira internação involuntária em Blumenau é de um morador de rua