Para garantir um fim de ano tranquilo aos mais de 17 milhões de passageiros que passarão pelos aeroportos brasileiros em dezembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá fiscalização reforçada nos principais terminais do país. A preocupação é evitar o caos de atrasos e filas, já que a expectativa é de aumento de 8% no fluxo em relação ao mesmo mês de 2011. A agência dobrou o número de aeroportos sob fiscalização, aumentou o número de funcionários, e determinou que as companhias aéreas operem com todos os guichês para desafogar o fluxo.

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A operação especial começa nesta quinta-feira e segue até 14 de janeiro. Ao todo, 290 funcionários da Anac trabalharão nos terminais para fiscalizar as companhias e orientar os passageiros. As equipes da Polícia Federal, Receita Federal e Infraero – responsável pela operação de nove dos 12 terminais fiscalizados – também serão ampliadas nos terminais de Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Brasília.

– O transporte aéreo já é um transporte de massa, superando desde o ano passado o movimento das rodoviárias para destinos interestaduais – afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt.

– Estamos preparando atuação conjunta para que possamos funcionar de maneira estruturada e organizada. ê uma garantia de que teremos um final de ano com atendimento de qualidade para a população – disse Bittencourt.

O reforço da fiscalização ocorrerá ainda no Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas, em São Paulo; Confins (MG); Salvador (BA); Fortaleza (CE); Recife (PE); Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Em 2011, apenas seis aeroportos participaram da operação especial.

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Entre 2008 e 2012, o aumento no fluxo de passageiros corresponde a 75%. Apesar da alta no movimento, os atrasos têm diminuído, segundo a Anac. Até novembro, 10,5% dos voos partiram com atrasos e 4,6% foram cancelados – em igual período de 2011, o porcentual foi de 13,6% e 4,8%, respectivamente.

Empresas

As companhias aéreas se comprometeram com a Anac a operar todos os guichês de check-in nos aeroportos, além de reforçar as equipes de atendimento ao passageiro. A medida gerará um aumento de entre 10% e 12% nas equipes das companhias, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

As companhias devem evitar a prática de overbooking, quando são vendidos mais bilhetes que a capacidade dos voos, e terão de antecipar a manutenção preventiva das aeronaves. Também estarão disponíveis entre sete e 11 aeronaves extras para substituição em caso de problemas nas principais companhias.

Após demitir 850 funcionários e encerrar as operações da Webjet, a Gol informou que vai suspender as férias dos funcionários no final de ano para atender à demanda dos passageiros. A companhia também dobrará o número de quiosques de autoatendimento nos terminais de maior movimento – Santos Dumont e Galeão (RJ); Guarulhos e Congonhas (SP); Brasília; e Porto Alegre.

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