Os aeroportos catarinenses registraram alta no número de voos e passageiros internacionais no primeiro quadrimestre de 2024. É o que aponta a Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), conforme dados da Agência Nacional de Aviação (Anac).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Entre janeiro e abril, foram 2.556 aeronaves operando voos internacionais em Santa Catarina, um aumento de 88,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento resultou também em alta no movimento internacional de passageiros, que teve crescimento de 87,5% nos primeiros quatro meses do ano, com o total de 358,3 mil passageiros internacionais.

— Temos buscado novos países parceiros, como o Panamá. Em outubro estive lá, com o pessoal da Copa Airlines e em fevereiro desse ano o presidente da empresa mesmo me deu a notícia do voo direto de Santa Catarina pra Cidade do Panamá. E esse trabalho que continua, temos potencial e vamos expandir ainda nossa parceria — afirma o governador Jorginho Mello.

O quadrimestre registrou crescimento superior ao primeiro trimestre de 2024, em que os aeroportos catarinenses registraram um aumento no número de passageiros de 84,8% e de aeronaves de 83,9%.

Continua depois da publicidade

— Os números mantêm Santa Catarina com a terceira maior movimentação de passageiros internacionais do Brasil e com perspectivas de manutenção deste cenário e até mesmo um crescimento gradual com a confirmação de novas empresas, como a Copa Airlines — avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Os primeiros quatro meses do ano tiveram alta de 20,7% na movimentação de cargas internacionais, totalizando 1,3 mil toneladas movimentadas, todas pelo Aeroporto de Florianópolis. O terminal da Capital teve também o maior número de passageiros internacionais, com 350,9 mil, seguido do Aeroporto de Navegantes, com 7,3 mil passageiros.

Movimentação doméstica

Já em relação a movimentação de cargas domésticas, Santa Catarina registrou alta de 6% e chegou a 4 mil toneladas movimentadas. Os aeroportos de Navegantes e Florianópolis foram os que mais movimentaram cargas, com 1,7 mil toneladas e 1,6 mil toneladas no período, respectivamente.

Já a movimentação doméstica teve queda de 1,8% no primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com 2023. O Aeroporto de Joinville teve a maior alta, com 18,7% de aumento na movimentação de passageiros domésticos em comparação com o mesmo período de 2023.

Continua depois da publicidade

Veja o ranking de movimentação de passageiros domésticos por aeroporto

  • Aeroporto de Florianópolis – 1,1 milhão
  • Aeroporto de Navegantes – 718,4 mil
  • Chapecó – 191,3 mil
  • Joinville – 158,3 mil
  • Jaguaruna – 38 mil
  • Correia Pinto – 6,5 mil

Leia também

SC lança Plano de Transição Energética Justa nesta segunda-feira

Indústria, comércio e serviços crescem em SC no primeiro trimestre, apura o IBGE