A sexta-feira foi complicada para os passageiros que precisaram embarcar ou desembarcar em algum dos principais aeroportos de Santa Catarina. Além de um forte nevoeiro pela manhã (que também dificultou operações nos portos em Itajaí e Navegantes), um problema de visibilidade no radar localizado na área de controle do terminal de São Paulo foi responsável por, até o começo da tarde, 11 cancelamentos e outros 56 atrasos em voos previstos para sair ou chegar em Florianópolis, Navegantes ou Joinville.
Continua depois da publicidade
Conforme a assessoria de imprensa do Floripa Airport, entre 5h20min e 7h desta sexta-feira houve quatro atrasos por conta das condições meteorológicas. O restante, cerca de 17 pousos e 23 decolagens, contabilizados até as 14h desta sexta-feira, foram ocasionados pelo problema que afetou as operações em Guarulhos. Outros dois voos foram cancelados.
A assessoria do Floripa Airport ainda explicou que o contratempo na operação do radar, que também opera pousos e decolagens no aeroporto paulista, já estaria ocorrendo desde quinta-feira. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (veja nota na íntegra abaixo). Apesar disso, o reflexo nas operações do aeroporto catarinense foi menor do que o registrado nesta sexta. Na quinta-feira, houve apenas dois atrasos e nenhum cancelamento.
Conforme a assessoria de comunicação da Infraero, nos aeroportos de Navegantes e Joinville, onde pela manhã a situação era mais crítica, a operação deve se normalizar aos poucos.
Em Navegantes, até as 17h desta sexta, dos 17 voos programados para o dia, três respeitaram os horários, 10 atrasaram mais de meia hora e cinco foram cancelados. No fim da tarde, ainda havia outros cinco voos atrasados. Já no aeroporto de Joinville, dos cinco voos programados para o dia um atrasou e outros quatro precisaram ser cancelados.
Continua depois da publicidade
Segundo a Infraero, acredita-se que no litoral as condições meteorológicas foram as principais causadoras dos transtornos. Já no Norte do Estado, a instabilidade do radar que afetou o aeroporto de Guarulhos foi a principal causa dos cancelamentos.
É possível acompanhar mais detalhes sobre as partidas e chegadas do Aeroporto Hercílio Luz na área ‘painel’ no site do Floripa Airport. Já para verificar a situação em tempo real dos voos nos aeroportos de Navegantes e Joinville é preciso acessar o site da Infraero e digitar o nome da cidade.
Confira na íntegra a nota encaminha pela assessoria de comunicação aeronáutica no fim da tarde desta sexta-feira:
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) adotou ao longo desta sexta-feira (20/07) medidas para regularizar o fluxo de tráfego aéreo. Essas medidas foram necessárias por que a Área de Controle Terminal de São Paulo (APP-SP) foi afetada, entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira, por instabilidades na visualização radar.
Continua depois da publicidade
Tais instabilidades decorreram da transição do fornecimento de energia elétrica do abastecimento comercial para o do gerador próprio, que foram registradas às 23h30 de quinta-feira (19/07), às 4h30 e às 10h30 desta sexta-feira (20/07). O abastecimento de energia elétrica foi normalizado ao meio dia.
Todas as ações tomadas visam restabelecer a normalidade das operações, sempre com foco na manutenção de um elevado nível de segurança. Uma das medidas adotadas será a ampliação do horário das operações dos aeroportos Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) nesta sexta-feira. Destaca-se que em nenhum momento a segurança de voo foi comprometida.
Por fim, ressalta-se que não há relação entre o fato ocorrido nesta sexta-feira, envolvendo o fornecimento de energia elétrica, com a instabilidade registrada no dia 16 de junho de 2018, quando uma das placas de telecomunicações precisou ser substituída.
Leia também:
Aeroportos catarinenses têm voos atrasados e cancelados por forte nevoeiro
Nevoeiro suspende entrada e saída de navios em Itajaí e Navegantes