Documento da Infraero mostra que, dos 13 aeroportos que passarão por obras em 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, quatro sequer contam com projetos até agora. Um número ainda maior de aeroportos do pacote (sete) deve começar obras entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2012, a pouco mais de um ano da Copa das Confederações, torneio que antecede a Copa.

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A estatal que controla os aeroportos do país prevê ainda um intervalo de apenas seis meses entre o início da elaboração do projeto, recém licitado, e o início das obras do terceiro terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhos. Essa é a obra mais cara do pacote destinado às sedes da Copa e seu cronograma – difícil de ser cumprido – dá uma ideia dos riscos de os investimentos de R$ 5 bilhões programados pelo governo até 2014 não ficarem prontos a tempo.

O único aeroporto que já tem obras iniciadas é o do Galeão, no Rio de Janeiro, mas já com atraso registrado em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). Entre os aeroportos que receberão investimentos por causa da Copa, o novo aeroporto de Natal, São Gonçalo do Amarante, enfrenta situação particular. Por ora, a obra da pista avança sem definição de quem vai construir e operar o terminal de passageiros para o embarque e o desembarque dos voos. O aeroporto será objeto de concessão à iniciativa privada – a primeira do país -, cujo modelo ainda passa por definição no governo.