Natal, Réveillon e o auge do verão vão atrair turistas de todo o mundo para Florianópolis, nas próximas semanas, mesmo em tempos de pandemia. Diante do aumento de casos, o grande desafio será garantir distanciamento social e o cumprimento de medidas sanitárias onde obrigatoriamente haverá maior circulação de pessoas, como no Aeroporto Internacional de Florianópolis e no Terminal Rodoviário Rita Maria.
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Dias atrás foi liberado o funcionamento de hotéis e pousadas com 100% da capacidade de atendimento ao público, a partir do dia 21. Segundo o Estado, o objetivo é “reduzir a hospedagem clandestina” nos estabelecimentos sem fiscalização para garantir a segurança sanitária dos turistas.
No aeroporto, voos internacionais, que estavam interrompidos desde o início da pandemia, voltaram a operar no dia 3 de dezembro. Uma das rotas mais populares é para Buenos Aires, na Argentina, que vai contar com quatro voos por semana na temporada a partir de janeiro.
A capital catarinense é uma escolha frequente dos argentinos para passar as férias, e um jornal do país chegou a colocar Florianópolis entre os lugares não recomendados no verão, já que a cidade está em nível gravíssimo para coronavírus.
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Além dos destinos internacionais, todos os voos domésticos, para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Chapecó, terão aumento de frequência durante a alta temporada.
A Floripa Airport estima uma circulação de 57 voos diários, incluindo chegadas e partidas, durante o período entre Natal e Ano Novo — de 23/12 a 03/01 — , quando geralmente há maior movimento. No ano passado, nessa mesma época, foram 91 voos por dia.
A estrutura do aeroporto, com espaços ao ar livre, ajuda a evitar aglomerações. Segundo a Floripa Airport, o novo terminal tem capacidade para 8 milhões de passageiros por ano. Este ano, com a pandemia, a expectativa é chegar a 1,8 milhão de passageiros, ou seja, quatro vezes menos do que a capacidade máxima, o que, conforme a empresa, garante uma infraestrutura confortável para receber os passageiros.
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Além de seguir as regras sanitárias impostas pela Agência Nacionald e Vigilância Sanitária (Anvisa), como disponibilizar álcool em gel e uso obrigatório de máscaras, a Floripa Airport adotou medidas extras e usou a tecnologia para garantir mais segurança aos passageiros. São elas:
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– Corrimões, balcões e todos os pontos de contato do passageiros são limpos com produtos de sanitização usados em hospitais, a cada 4 horas
– Bandejas, na inspeção de raio x, são limpas imediatamente após o uso
– Tapetes sanitizantes, também com produtos de sanitização usados em hospitais, para desinfecção direta dos sapatos
– Adesivos de marcação de posição estão em todos os locais para formação de filas, elevadores, assentos e escada rolante, mantendo o distanciamento mínimo individual e para grupos de família
– No check-in, a Latam instalou um sistema remoto de atendimento, em que o passageiro conversa com o atendente por câmeras
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– Balcão de despacho autônomo de bagagem, feito pelo próprio passageiro com QR Code, adotado pela Azul
– A cada desembarque, as aeronaves são higienizadas, antes do embarque de novos passageiros
– Todas as cias aéreas que operam em Florianópolis utilizam filtros HEPA no interior da aeronave que renovam o ar a cada 3 minutos
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Já no Terminal Rita Maria, a previsão é de que 350 ônibus e cerca de 3 mil passageiros circulem diariamente durante o verão, conforme dados da Prefeitura de Florianópolis. Para o período de maior movimento — de 23/12 a 03/01 —, a expectativa é de que um total de 30 mil pessoas circulem pelo local. O número é bem menor em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de quase 118 mil pessoas.
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Desde que os ônibus intermunicipais e interestaduais foram liberados pela Prefeitura de Florianópolis, em setembro deste ano, cerca de 2 mil passageiros têm passado pelo terminal por dia. No ano passado, a média foi de 7,5 mil pessoas.
Conforme a prefeitura, as medidas sanitárias estão sendo tomadas tanto na entrada do terminal, quanto dentro dos ônibus, que é de responsabilidade de cada empresa. São elas:
– Ônibus podem circular com 50% da capacidade
– Check-in através de QR Code, para facilitar o rastreamento se alguma pessoa for confirmada com Covid-19
– Organizar as filas de embarque de modo a respeitar o distanciamento interpessoal
– Uso de máscara em todo o percurso da viagem por todos dentro do ônibus
– Disponibilização de álcool em gel para higienização dos passageiros ao entrar nos veículos e também durante o percurso
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– Higienização do veículo a cada intervalo de viagem
– Proibido comer dentro do ônibus