O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do comando da Aeronáutica, determinou a suspensão dos serviços do Aeroporto de Blumenau, conhecido como Quero-Quero. A medida, que vai impedir pousos e decolagens por cerca de três meses, foi tomada por segurança e passa a valer na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro. A administração do aeroporto considera que o procedimento faz parte da rotina e explica que durante este período árvores no entorno da pista serão podadas.

Continua depois da publicidade

O Seterb, órgão responsável pelo local, informa que não foi notificado com antecedência sobre a aplicação da medida, que interfere no funcionamento do aeroporto. Segundo a diretora administrativo-financeira da pasta, Suzana Mara Passold, ainda na tarde desta quinta-feira um ofício será encaminhado ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta II) pedindo a reavaliação da decisão.

O Seterb não soube informar quando foi a última vez que o aeroporto passou por manutenção. Já a administração do local estima que os últimos serviços dessa natureza foram feitos há cinco anos. Nesta quinta-feira de manhã a reportagem do Santa entrou em contato com a assessoria de imprensa da Anac que esclareceu que a determinação partiu do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).