Com uma pista de aproximadamente 1.300 metros de comprimento, o Aeroporto Regional de São Joaquim está em fase final de ajustes, sendo realizada a última topografia esta semana, além de operação de máquinas que estão realizando limpeza das laterais da pista, de acordo com informações da Prefeitura de São Joaquim.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Essas ações estão sendo feitas para atender todas as demandas pedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O objetivo é que até até o final do mês, sejam encaminhadas as documentações exigidas pela agência. A obra está sendo realizada pela Prefeitura de São Joaquim e Governo de Santa Catarina, em uma gestão compartilhada.
Segundo a Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (Spaf), foram feitos ensaios e laudos que vão fazer parte da documentação enviada para a Anac. O pedido de inscrição prevê pista com 1.300 metros de comprimento e 30 metros de largura.
Plano Aeroviário vai ajudar Santa Catarina a “decolar”
Continua depois da publicidade
Inicialmente, o aeródromo vai operar com aviação geral, sem um cálculo preciso de quantos passageiros e voos irá comportar.
— Nesta fase a operação será visual/diurna para voos da aviação geral. Deste modo, como não há operação regular não temos como precisar movimentação de voos e passageiros — comunicou a Spaf.
De acordo com a pasta, a perspectiva é que o processo de abertura ao tráfego seja concluído ainda no primeiro semestre de 2024.
Leia também
Exportações de SC crescem 3% em fevereiro, puxadas por vendas aos Estados Unidos
Confira os serviços públicos afetados pela greve dos servidores em Florianópolis
Mineira e fã de Taylor Swift: Quem é a brasileira capturada pelo FBI por suspeita de abuso infantil