Quem passou próximo do Aeroporto de Navegantes na tarde desta quinta-feira provavelmente se assustou com as chamas e a fumaça que podiam ser vistas à distância. Mas dentro do terminal, a situação estava sob controle.
Continua depois da publicidade
O incêndio era na verdade um simulado, que fazia parte da formatura do Curso de Formação Técnica para Bombeiros de Aeródromo (FTBA). O curso capacitou 22 Bombeiros Civis para executarem as atividades operacionais específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos.
Como pré-requisito do FTBA, todos os bombeiros participaram, no período de 31 de agosto a 5 de setembro, do Curso de Operação do Carro (CCI). O treinamento foi composto de três fases: a primeira, com ensinamentos teóricos e práticos de operacionalidade do veículo de combate a incêndio, condução de veículos de emergência, familiarização com a aviação e o complexo aeroportuário, além da organização e funcionamento do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC).
A segunda fase abordou o atendimento pré-hospitalar e técnicas de resgate em emergências aeronáuticas, e a terceira etapa explanou os temas: formação de equipe , maneabilidade e exercício de combate a incêndio, seguido de simulado de salvamento e combate a incêndio, que aconteceu em quatro etapas durante esta quinta-feira.
O curso foi ministrado por oito instrutores da Infraero, entre eles o Gerente de Operações e Segurança do aeroporto, Rogério Eduardo Prestes dos Santos, e o empregado também da Gerência de Operações e Segurança, Paulo Henrique de Azevedo.
Continua depois da publicidade