A CCR, concessionária que administra o Aeroporto de Navegantes, informou ao governador Jorginho Mello (PL), em Brasília, nesta quinta-feira (25), que dará sequência a obras para ampliar a capacidade do terminal. A informação foi confirmada pelo governador em primeira mão à colunista Dagmara Spautz. A obra, que é aguardada há mais de 20 anos, havia sido excluída das obrigações da empresa no edital de leilão do aeroporto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo o governador, o projeto da CCR para a nova pista foi ampliado de 2 mil para 2,6 mil metros. A concessionária já havia anunciado anteriormente a extensão da pista atual, para acelerar o fluxo de novos voos – especialmente de carga – e também confirmou, nesta quinta, a construção de um novo terminal de passageiros. O projeto de modernização contempla a construção de um novo terminal de passageiros, novos pátios de aeronaves, entre outras intervenções estruturais.

Na reunião, ficou acordado que o Estado vai priorizar as licenças necessárias às obras, para acelerar os investimentos. A estimativa é que as obras de melhorias comecem a ser entregues entre setembro e outubro do ano que vem.

— Será um ganho extraordinário para Navegantes, para a região e para toda Santa Catarina, é uma belíssima notícia. A concessionária entendeu que o aeroporto pode atender muito mais — avalia o governador.

Continua depois da publicidade

Governo de SC reafirma à CCR que apoia segunda pista no Aeroporto de Navegantes

A confirmação dos projetos de ampliação do Aeroporto de Navegantes ocorre após a concessionária ter constatado que a demanda e o potencial do terminal são superiores ao que foi estimado no edital de concessão. Essa informação já havia sido repassada ao governador Jorginho Mello e ao senador Esperidião Amin (PP) em reunião anterior, em abril.

Além de estar localizado em uma das áreas com maior fluxo turístico no Estado, próximo a Balneário Camboriú e ao Beto Carrero World, em Penha, o aeroporto fica em uma área de confluência logística, no entroncamento rodoviário entre as BRs 101, 470, e junto ao Complexo Portuário do Itajaí-Açu – o que potencializa o papel do terminal no transporte de cargas.

Operação privada confirma potencial do Aeroporto de Navegantes subestimado em leilão

Com a decisão da concessionária, o governador Jorginho Mello, diz que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) deve retirar a ação que moveu no Supremo Tribunal Federal (STF) em que questionava os termos do edital de leilão e as obrigações da empresa.

Leia também

Como cães de ator de SC ajudaram na descoberta do crime no RJ

Desvio de R$ 400 mil em testes da Covid-19 em cidade de SC é investigado pela PF

Quem são os deputados e senadores na CPI de 8 de janeiro, que será instalada nesta quinta