Um dia após ser vistoriado pela Aeronáutica, o aeroporto de Lages, na Serra Catarinense, foi liberado nesta quarta-feira para voltar a receber voos regulares depois de quatro anos. A confirmação veio no início da tarde mediante o relatório dos militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que inspecionaram o aeroporto na terça-feira.

Continua depois da publicidade

Os inspetores analisaram questões técnicas relacionadas aos sistemas de meteorologia e comunicação, além da estrutura da pista e do terminal de passageiros, que passaram por uma reforma completa neste ano, num investimento de R$ 2,1 milhões do Estado e da prefeitura.

Homologado desde outubro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto dependia apenas da liberação do Decea para voltar a receber os voos regulares. Assim, desde a tarde desta quarta-feira o local está devidamente reaberto às operações visuais diurnas e noturnas e também por instrumentos. A confirmação, segundo o administrador do aeroporto, Henri Baraillon, será protocolada até a próxima terça-feira junto à Aeronáutica.

A companhia aérea NHT é a primeira que deve se instalar em Lages com a liberação do aeroporto. A empresa planeja voos diários ligando a cidade a Florianópolis e São Paulo a partir de 7 de fevereiro do próximo ano, ou seja, daqui a pouco mais de dois meses.

Desde que a própria NHT encerrou as atividades em Lages, no fim de 2008, devido à falta de passageiros em voos diários ligando a Florianópolis e Criciúma, o aeroporto da cidade recebe apenas voos fretados. Atualmente, são cerca de 270 por mês. Com o retorno dos voos regulares, a meta é dobrar esta quantidade em seis meses, segundo o administrador do local.

Continua depois da publicidade

Localizado às margens da rodovia federal BR-282, já no perímetro urbano da cidade, o aeroporto de Lages tem uma pista de 1.530 metros de comprimento por 30 de largura, e pode receber aviões de até 25 toneladas, com capacidade para 60 passageiros.