Entre os dias 20 deste mês e 21 de outubro, os voos entre Joinville e Guarulhos estarão suspensos. As operações, realizadas pela Trip Linhas Aéreas, ocorriam desde fevereiro de 2010.
Continua depois da publicidade
– O cancelamento desses voos impactará na oferta de assentos e de opções de destinos. Joinville perderá os únicos voos para Guarulhos, principal hub de conexão para voos internacionais -, lamenta o superintendente do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, Rones Rubens Heidemann.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas – que anunciou fusão com a Trip em maio do ano passado – afi rma que o cancelamento será por tempo indeterminado. De acordo com a nota, a medida foi motivada por uma “readequação de malha”.
– A Azul mantém o compromisso de atender ao Estado de Santa Catarina da melhor maneira possível, continuando a estudar novas possibilidades de voos e destinos, dentro e fora do Estado, e não descarta a possibilidade de retomar os trechos cancelados, em um momento mais favorável -, continua o texto.
Continua depois da publicidade
Maria Conceição Junkes, presidente do núcleo de turismo da Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme), conta que os voos não eram muito procurados, mas que o destino é importante para Joinville.
– Faltou trabalho maior de divulgação por parte da companhia aérea. Nosso público procura bastante por Guarulhos.
Voo para o Rio
Em dezembro, a TAM Linhas Aéreas entrou com pedido de novas operações no aeroporto joinvilense. De acordo com o superintendente do temrinal, seriam dois novos voos para o Rio de Janeiro. O início das operações depende de análise e homologação da Agência Nacional de Aviação (Anac) e não há data para início dessas operações.
Continua depois da publicidade
Nova medida para reduzir cancelamentos
A partir de 4 de abril, o Aeroporto de Joinville deve contar com mais um aliado contra o cancelamento de voos por condições climáticas. Está prevista para esta data a entrada em vigor do procedimento RNP AR – Aproach (em português, performance de navegação requerida com autorização), como qual a aeronave realiza a aproximação ao aeródromo, sob a orientação de satélites, numa descida contínua e precisa.
Segundo o superintende do terminal joinvilense, Rones Heidemann, a novidade está sendo aplicada em aeroportos de todo o mundo. Com o procedimento, tripulações e aeronaves homologados vão poder realizar operações mesmo em situações de pouca visibilidade. A novidade também vai contribuir para uso mais frequente da cabeceira 15 da pista. O procedimento é de responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).