As obras milionárias de reforma e ampliação do aeroporto de Joinville foram inauguradas na tarde desta quinta-feira (12), durante um evento com autoridades políticas estaduais e nacionais. Entre as mudanças, estão a expansão da área de check-in, sala de embarque e a ampliação da capacidade para quatro aeronaves.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As obras iniciaram em setembro de 2023 e estavam programadas para serem entregues em novembro deste ano. O investimento total da CCR Aeroportos, que administra o terminal, é de R$ 103 milhões.

Veja como foi a reforma do aeroporto de Joinville

Continua depois da publicidade

O terminal ganhou ampliação nos espaços para passageiros. A área de check-in, que era de 115 metros quadrados, passou a ter 300 metros quadrados. Já a área de embarque também foi expandida, de 320 metros quadrados para 760 metros quadrados. Ainda, há uma nova área de embarque na parte térrea do terminal. Também foram realizadas adequações de segurança operacional e a revitalização do eixo central da pista de pouso e decolagem.

As obras incluíram a ampliação da sala VIP e a reforma de dois cafés. O pátio de aviação também foi expandido para acomodar até quatro aeronaves, de olho em novos destinos, como destacou o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.

— Joinville é uma cidade estratégica no cenário econômico do Sul do Brasil. As melhorias no Aeroporto de Joinville fortalecem sua infraestrutura e ampliam a capacidade do terminal, contribuindo para o desenvolvimento industrial e turístico da região — afirmou.

O evento de entrega teve a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, que destacou a importância do turismo na região catarinense.

Continua depois da publicidade

— Este é um momento importante para Joinville, uma das regiões que mais cresce no país. Quando o aeroporto cresce, o PIB também cresce, isso vai gerar desenvolvimento na região. As reformas dão mais conforto à população — disse.

Ministro não teme desgaste com federalização do Porto de Itajaí: “Não vimos essas manifestações quando estava fechado”

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também participou do evento e destacou a importância das reformas dos aeroportos catarinenses.

— Ficou bonito. Vamos fazer com que todos os aeroportos tenham condições para levar turismo e trazer vôos comerciais dentro do Estado. A reforma vai transformar a região com a certeza de voos regulares para um aeroporto confortável. Se tinham pessoas que iam para Curitiba ou Navegantes, agora vão vir para cá — afirmou.

Continua depois da publicidade

Todas as obras realizadas fazem parte do contrato firmado pela CCR Aeroportos com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A empresa administra o aeroporto de Joinville desde março de 2022.

Leia também

Após sol e calor, tempo vira novamente com chuvas e temporais nesta sexta-feira em SC

Veja as diferenças entre mãe e filhote de Golden Retriever e Shih Tzu de Joinville

Briga entre irmãos termina em tentativa de homicídio no Planalto Norte de SC