A marca de 430 mil passageiros movimentados no ano até o fim do mês passado deixou o Aeroporto de Joinville mais perto de bater recorde de embarque e desembarque e, pela primeira vez, passar de meio milhão de pessoas transportadas em um só ano. A capacidade do terminal é para 800 mil passageiros/ano.
Continua depois da publicidade
Leia outras colunas de Jefferson Saavedra
Continua depois da publicidade
Em convenção no sábado, o PDT de Joinville manteve Rodrigo Bornholdt no comando do partido, confirmou a disposição de concorrer com nome próprio em 2016 e anunciou a saída do governo Udo. O PDT tem apenas uma indicação oficial no governo Udo, a do presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet. Presente na convenção, Valério defendeu a permanência na administração. Mas o PDT não está impondo a saída imediata dele, apenas a indicação não é mais do partido.
Um dos primeiros partidos a se aliar com Udo em 2012, com indicação de Rodrigo Coelho – hoje no PSB – como vice, o PDT se sentiu ignorado na administração. Em um sinal do novos tempos, não apareceu ninguém do PMDB na convenção. Mas Darci de Matos estava lá.
Deficientes
Em projeto enviado à Câmara, a Prefeitura de Joinville quer permitir que laudos médicos de instituições privadas para pessoas com deficiência sejam aceitos para acesso ao transporte coletivo de graça. Hoje só valem laudos pelo SUS. Para ser contemplado, é preciso ter renda familiar abaixo de cinco salários mínimos.
Continua depois da publicidade
Fretamento
O Sindicato das Empresas de Transporte de SC não conseguiu derrubar a decisão do Tribunal de Justiça de considerar ilegais dispositivos da lei de Joinville de 2006 sobre o fretamento – caiu a limitação de concessão para transporte escolar, por exemlo. O recurso foi negado pelo próprio TJ. É possível recorrer ao STJ.
Avaliação
Udo Döhler tem garantido que se não fosse o “cuidado” de seu governo com as licitações, a Prefeitura de Joinville estaria insolvente há muito tempo, isto é, sem pagar as contas. A alegação do prefeito é motivada pela economia que as concorrências trouxeram para o município.
Não será fácil
Como a decisão da Justiça Federal que suspendeu a lei de Joinville de proibição da passagem de trens em horário de pico cita que o TRF considerou inconstitucionais outra leis municipais sobre transporte, não será fácil derrubar a nova decisão. Por ora, os trens estão liberados para trafegar em qualquer horário em Joinville.
Continua depois da publicidade
Lamento
Na primeira manifestação sobre a saída da Cidadela Cultural Antartica, por meio de reintegração de posse determinada pela Justiça, o Instituto Amar se queixa da existência de vários imóveis públicos abandonados e que a organização reconstruiu a área ocupada em 2006.
Desde 2011
Também é lembrado que o instituto foi criado por Dilamar Tebaldi, atual presidente. “Perseguição política seria?”. A ação que determinou a devolução do imóvel à Prefeitura, cedido por meio de permissão de uso, começou no governo Carlito, com a alegação de instalação de escola de panificação.
Lei das câmeras
Presente em oito bairros de Joinville, a vigilância das ruas por meio de câmeras instaladas por associações de moradores e conselhos de segurança será regulamentada por proposta a ser aprovada hoje na Câmara. O projeto de James Schroeder tem regras sobre uso das imagens e dá o direito de instalação somente a entidades.
Continua depois da publicidade
Curtas
Homenagem
Depois de aprovar o nome de Luiz Henrique para o trecho da BR-116 em SC, a comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados deu aval para projeto que dá a mesma denominação para a BR-280. Faltam as análises de mais duas comissões.
Contato
Já foram mais frequentes as audiências entre Colombo e Udo.
Sem resultado
A declaração do estado de greve não mudou a disposição do comando da Câmara de Joinville de atender aos pedidos de um grupo de servidores.