Dois mil e catorze já é considerado um divisor de águas para o Aeroporto de Joinville. O ano que passou foi marcado por melhorias na infraestrutura – com destaque para a tão aguardada homologação do instrument landing system (ILS) – e por uma movimentação recorde no terminal aéreo. De janeiro a dezembro, 493.139 passageiros passaram pelo Lauro Carneiro de Loyola, um crescimento de 24% na comparação com 2013.
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– Foi o ano em que viramos uma página, em que o aeroporto começou a viver outra realidade – avalia o superintendente Rones Heidemann.
Um novo capítulo do Lauro Carneiro de Loyola começou a ser escrito em 26 de junho. Foi nesta data que o ILS, sistema que facilita o pouso de aeronaves em condições climáticas adversas, começou a funcionar. Desde então, apenas um avião cuja rota estava prevista para Joinville não conseguiu aterrissar na cidade por causa do mau tempo, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico Jalmei Duarte.
– Muita gente ainda tem a impressão que não se voa de Joinville porque aviões não pousam. Mas a homologação do ILS contribuiu para dar mais credibilidade ao aeroporto – avalia Jalmei.
Outras melhorias estruturais implementadas ao longo de 2014 incluem a implantação do Sistema Elo e a ampliação da sala de embarque (veja mais abaixo). Para 2015, a expectativa é de uma movimentação entre 620 mil e 705 mil passageiros.
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Reunião com companhias aéreas
Superadas as principais barreiras estruturais, a meta agora é aumentar a oferta de voos em Joinville para baratear as passagens e diminuir o deslocamento de passageiros da região até Curitiba – lá os bilhetes para São Paulo, por exemplo, são de três a quatro vezes mais baixos.
A Associação Empresarial de Joinville (Acij) e a Prefeitura já articularam uma reunião com diretores das companhias aéreas, marcada para o início de fevereiro. O objetivo é apresentar todos os investimentos feitos no aeroporto e sensibilizá-las a aumentar o número de assentos.
– Não faz sentido investir tanto em infraestrutura e ter poucos voos, que saem sempre lotados – justifica o presidente da Acij, João Martinelli.
O QUE FOI FEITO EM 2014
Homologação do ILS
O sistema começou a operar no dia 26 de junho.
Sistema Elo
Os conectores que ligam a sala de embarque às portas da aeronave começaram a ser instalados no dia 1º de novembro. Como o sistema dispõe de elevadores, ele ajudou a facilitar o embarque de pessoas com deficiência física.
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Nova conexão com SP
A Azul começou a operar no dia 16 de setembro um novo voo diário de São Paulo para Joinville, com saída às 21h24 de Viracopos, em Campinas.
Resistência da pista
O PCN (indicador que classifica a resistência da pista) foi atualizado de 33 para 51. Na prática, o aeroporto passou a poder receber aviões maiores, com mais passageiros e cargas.
Nova sala de embarque
A estrutura foi ampliada de 259 mil m² para 382 m². O investimento foi de R$ 20 mil.
Alimentação
O aeroporto ampliou as opções de alimentação com preços populares no mix comercial.
O QUE ESTÁ POR VIR
Prédio contra incêndio
A nova estrutura está em obras e deve ficar pronta entre o fim de abril e o início de maio. O investimento é de R$ 6 milhões.
Postos de abastecimento
Dois postos para abastecer as aeronaves já estão licitados.
RNP-AR
Trâmites burocráticos para que o sistema de performance de navegação requerida (RNP-AR, na sigla em inglês) comece a funcionar já estão vencidos. As companhias aéreas precisam, agora, adaptar as aeronaves. O sistema aumenta a precisão da aproximação dos aviões e ajuda em dias de muito vento.
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Hotel e posto de combustíveis
Está nos planos a construção de um hotel com 150 apartamentos e um posto de combustíveis no aeroporto. Os projetos precisam ser licitados.
Terminal de cargas
Previsto no Plano Diretor, o projeto está em fase inicial.