Aeroporto de Jaguaruna será inspecionado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na próxima segunda-feira, dia 8 de junho. A agência irá vistoriar o sistema de operação por instrumentos IFR (Instrument Flight Rules), que orienta o piloto em pousos e decolagens quando há problemas de visibilidade. Eles também auxiliam na segurança de voos noturnos.
Continua depois da publicidade
Desde a inauguração, no mês passado, 4 mil pessoas já passaram pelo Aeroporto Regional Humberto Guizzo Bortoluzzi. Mas neste pequeno período, o terminal foi fechado duas vezes para pousos e decolagens por pouca visibilidade.
O anúncio sobre a inspeção foi feito após uma reunião entre os secretários de Estado do Desenvolvimento Regional de Criciúma e de Tubarão, João Fabris e Caio Torarski, o secretário de Estado da Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e a administração do aeroporto na sexta-feira.
No encontro também foi discutida a ampliação dos terminais de embarque e de cargas e da pista para dar mais vazão à produção industrial do Sul do Estado.
Continua depois da publicidade
– Os projetos já estão prontos e serão trabalhados junto à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República para captação de recursos – apontou Casagrande.