O Aeroporto Internacional de Florianópolis registra um movimento 40% menor de passageiros neste mês, em comparação com dezembro do ano passado, antes do início da pandemia do novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

O terminal tem em média 58 voos diários, e de 23 de dezembro a 3 de janeiro, auge do período de festas e verão, deve contabilizar 682 pousos ou decolagens. Nesse mesmo período de fim de ano em 2019, ainda sem o contexto da crise de saúde, o aeroporto operou em média 91 voos por dia, em um total de 1.095 voos. A diferença representa uma redução de 36% na quantidade de voos diários e de 38% no número total de voos neste período em relação ao último ano.

> Governo de SC amplia restrições para hotéis, casas noturnas e eventos

Os números ainda são prejudicados pela covid-19, mas já mostram uma recuperação de passageiros em relação ao difícil ano enfrentado também na aviação. Em abril, auge das restrições de circulação e serviços em todo o país, o aeroporto chegou a registrar apenas 10 voos diários e média de 600 passageiros por dia, uma redução de cerca de 90% em comparação com o período anterior à pandemia.

Aos poucos, os voos e o fluxo de passageiros foram sendo retomados ao longo dos meses. No início de dezembro, o aeroporto anunciou aumento na frequência de voos para o período de fim de ano, que registra a maior movimentação desde o início da pandemia.

Continua depois da publicidade

Em dezembro, o aeroporto tem média de 7,1 mil passageiros ao dia, equivalente a 60% do fluxo registrado no mesmo mês de 2019. No dia 23, antevéspera de Natal, o terminal recebeu 8,9 mil passageiros, mesmo número esperado para a véspera de Réveillon.

> IPTU 2021 na Grande Florianópolis: prazo para desconto e como consultar valor

Dez destinos domésticos e três internacionais

Atualmente o Aeroporto de Florianópolis tem voos para 10 destinos nacionais – a principal novidade é Foz do Iguaçu (PR), que terá viagens até o fim de janeiro de 2021. Há ainda três destinos internacionais. Assunção, no Paraguai, tem um voo semanal, que começou a operar no último sábado (26), enquanto Santiago, no Chile, tem voos desde o início de dezembro. A terceira rota internacional a partir de Florianópolis é Buenos Aires, na Argentina, que voltará a ter voos a partir de 3 de janeiro. Antes de voltarem a circular no início do mês, os voos internacionais estavam suspensos desde o início da pandemia, em março.

A Floripa Airport espera que a recuperação no fluxo de passageiros continue em janeiro de 2021, chegando a 64% do total registrado no primeiro mês de 2020. No entanto, mesmo com a retomada gradual dos voos e do movimento de viajantes, a administração reconhece que o patamar pré-pandemia ainda depende de uma melhora significativa no cenário da covid-19.

Em entrevista ao Jornal do Almoço, da NSC TV, o CEO da Floripa Airport, Ricardo Gesse, falou sobre essas expectativas.

Continua depois da publicidade

– É muito difícil fazer projeção no cenário em que a gente está, mas a gente espera um movimento completamente reativado, comparado ao que a gente tinha em 2019, após a imunização. Antes de vacinação, a gente não espera que volte 100% do movimento comparado a 2019 – afirmou.

Na última semana, o terraço panorâmico foi reaberto depois de meses fechados por conta das restrições causadas pelo novo coronavírus. O espaço fica aberto das 10h às 18h para observação de aeronaves que pousam e decolam na pista. As lojas do Boulevard 14/32 estão abertas e o aeroporto mantém as medidas de prevenção ao coronavírus como uso de câmeras térmicas para identificar eventuais passageiros com febre, entre outras medidas.