O aeroporto de Florianópolis ganhou um novo terminal de cargas para o transporte de mercadorias como frutos do mar, vinhos e vacinas. O novo espaço da Latam Cargo é 40% maior do que o anterior e busca reduzir em uma hora o tempo médio de liberação e recepção das cargas aéreas na Capital, além de facilitar a cadeia de suprimentos da região.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A nova estrutura conta com quase mil metros quadrados de área para operações de manuseio, preparação e armazenamento de cargas com destinos nacionais. Entre as cidades com maior fluxo de mercadoria de e para Florianópolis estão Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.
Já os principais itens transportados pela empresa na capital catarinense são pescados, moluscos, vinhos, eletrônicos, medicamentos e vacinas.
De acordo com Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil, o novo terminal vai garantir mais segurança para as cargas, comodidade e acessibilidade para os clientes.
Continua depois da publicidade
Aeroporto de Navegantes tem movimento recorde e acima do período pré-pandemia
— Crescer nossa operação dentro do aeroporto melhora nossos prazos de atendimento, assegura maior qualidade no manuseio e incrementa nossa produtividade — explica.
No mercado doméstico brasileiro, os transportes da Latam Cargo são realizados nos porões das aeronaves de passageiros. Os voos diretos de Florianópolis para Brasília acontecem seis vezes na semana, para São Paulo/Congonhas são 41 voos semanais, a rota para São Paulo/Guarulhos tem 34 voos semanais e Rio de Janeiro/Santos Dumont conta com 10 voos por semana.
Ônibus ligará Aeroporto de Florianópolis a Balneário Camboriú; veja horários
Na malha aérea internacional, a Latam Cargo dobrou a capacidade da sua rota cargueira Miami-Florianópolis no segundo semestre de 2022. A operação conta com dois voos semanais realizados por aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F, que podem transportar até 110 toneladas de carga.
Transporte de carga aérea cresce 16%
Em 2022, a Latam Cargo movimentou mais de 2,6 mil toneladas de carga a partir de Florianópolis com outros destinos do Brasil e do exterior. Em relação ao ano anterior, o crescimento do transporte aereo quase 16% no volume de cargas com destino e origem na capital catarinense.
Continua depois da publicidade
No mercado doméstico, as cargas mais transportadas no ano pela empresa em Florianópolis foram pescados, moluscos, vinhos e tecnologia, que representaram quase metade do volume de carga exportada.
Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai lançam candidatura para Copa de 2030
Do total, 27% do volume de cargas saíram de São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (aeroporto Santos Dumont) tinham destino para Florianópolis. Além da capital, a transportadora também atende outros municípios com entregas e coletas de cargas, como Biguaçu, Garopaba e Criciúma.
As cargas internacionais importadas pela empresa para Florianópolis representaram 33% do total transportado e vieram principalmente de Miami, Santiago e Bogotá. Os principais produtos importados foram medicamentos, vacinas e eletrônicos, que representaram um terço do volume importado.