Cercado, literalmente, pelas dúvidas sobre a conclusão do acesso, o novo terminal do Aeroporto de Florianópolis ganha forma, no lado oposto ao atual. A obra física está em fase de acabamentos, equipamentos já são instalados, e a concessionária sequer cogita outra data de inauguração que não 1º de outubro.

Continua depois da publicidade

— A construção está quase pronta. Temos mais 75 dias para estar totalmente pronta. A partir de julho vamos fazer vários testes para inaugurar em 1º de outubro – afirmou o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, durante visita de jornalistas às obras do empreendimento, nesta quarta-feira (17/4).

Em sua apresentação, Markert questionou o sucesso de Florianópolis como destino turístico e apontou problemas de infraestrutura e também empecilhos à ampliação da oferta de voos para a capital catarinense. Segundo ele, o projeto de lei feito pelo governo e encaminhado para a Alesc sobre ICMS não dará certo. Ele destacou que o aeroporto recebe hoje 4 milhões de passageiros, e terá capacidade para o dobro.

Sobre o novo acesso, a Floripa cobra o que garante ter acertado com o governo do Estado:

Continua depois da publicidade

— Fiquei surpreso quando o secretário Carlos Hassler falou sobre final de outubro. Não é o que acordamos com o governador. Concordamos em 1º de outubro. Tenho certeza de que eles vão finalizar a via de acesso até esta data.

A Floripa aceita a entrega de uma pista simples, desde que provisória.

— É importante que não pare depois de inaugurarem com uma faixa.

O diretor de projetos da Floripa Airport, engenheiro Admílson Reis detalhou a situação da obra do terminal.

— Estamos em fase de acabamento das instalações e montagem de equipamentos para permitir o funcionamento do terminal em outubro. Sistema elétrico, ar condicionado e elevadores estão em instalação. As escadas rolantes chegaram nesta semana.

Ele garante que o que há de mais moderno na indústria da aviação está sendo trazido para Florianópolis, como sistema de bagagem 100% automatizado, capaz de escanear e fazer controle de segurança, e 10 pontos de embarque modernos.

Continua depois da publicidade

A pista foi ampliada em 100 metros, o suficiente para operações internacionais, e foi construída uma nova pista de táxi de 2.400 metros.