O Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, na categoria até 5 milhões de passageiros, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A premiação avalia iniciativas proativas capazes de reduzir os impactos da aviação sobre o meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A cerimônia de premiação, aconteceu nessa quarta (21), em Brasília, com o tema “Inovações Sustentáveis para o Futuro da Aviação”. Os números do programa Aeroportos Sustentáveis compõem o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) do Ministério da Infraestrutura (MINFRA), que verifica a evolução e o comprometimento socioambiental da infraestrutura do setor de transportes no Brasil.

Entre os sete itens avaliados no programa Aeroportos Sustentáveis estão quatro temas centrais desenvolvidos pela Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar.

Principais resultados do Aeroporto de Florianópolis

Resíduos: 70% dos resíduos gerados no Aeroporto de Florianópolis são desviados de aterro e encaminhados para reciclagem, compostagem e coprocessamento; 204 toneladas de resíduos, peso equivalente a 3 aeronaves A330 lotadas, nos cinco primeiros meses deste ano.

Continua depois da publicidade

Energia: 100% da energia utilizada no aeroporto vem de fonte limpa e certificada; Uso do BMS, sistema de monitoramento e controle que permite um uso mais eficiente da energia.

Qualidade do ar: drones utilizados nas inspeções de pista reduzem a emissão de 2,9 toneladas de CO2 por ano; software próprio e certificado para mapeamento da pegada de carbono

Água: até o final de 2023, o aeroporto de Florianópolis chegará à marca de 45% de redução no consumo de água, resultado de investimos em processos inovadores, como a osmose reversa (tratamento e reutilização da água do ar-condicionado); com o armazenamento da água de chuva, a economia é de 8 milhões de litros por ano.

— Nosso compromisso com o meio ambiente é genuíno. Por isso, temos programas pioneiros em aeroportos no Brasil, como osmose reversa, uso de drones e o software de mapeamento da pegada de carbono. O Prêmio Aeroportos Sustentáveis é uma iniciativa muito bem-vinda da Anac para incentivar nossa indústria no caminho da sustentabilidade — destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Continua depois da publicidade