A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou pedido de reequilíbrio econômico do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Florianópolis, com autorização para aumento temporário no valor das tarifas aeroportuárias. A medida visa compensar as perdas sofridas com a pandemia de coronavírus e foi anunciada pela Agência nesta segunda-feira (16).
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Segundo a Floripa Airport, concessionária do aeroporto da Capital catarinense, o reajuste tarifário temporário entra em vigor em 30 dias. O impacto para passageiros será na tarifa de embarque doméstico, que aumentará de R$ 33,37 para R$ 38,38, conforme a concessionária. O reajuste deve recompor cerca de 14% das perdas provocadas pela pandemia, estima a empresa.
Outros três aeroportos do país tiveram aprovação para revisão contratual autorizada pela Anac, Galeão (Rio de Janeiro), Porto Alegre e Fortaleza. A decisão de revisar os contratos visa garantir um total de R$ 616,5 milhões ao caixa das concessionárias.
Segundo a Anac, a maior parte desse valor virá de uma parcela da outorga devida ao governo pelas concessionárias, pelo direito de explorar um bem público, que as empresas vão deixar de pagar.
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No caso do Aeroporto de Florianópolis, a compensação autorizada foi de R$ 37,2 milhões. Conforme a Anac, o aeroporto teve 57% do movimento de passageiros esperado entre os meses de março e setembro.
A Agência também informou que todos os reequilíbrios aprovados serão ainda submetidos à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, a quem cabe a aprovação final acerca da forma das recomposições.
No entanto, segundo a assessoria da Floripa Airport, o reequilíbrio contratual do Aeroporto de Florianópolis já recebeu a aprovação final.
Aumento das tarifas aeroportuárias
De acordo com a Anac, o aeroporto de Florianópolis teve autorização para aumentar suas tarifas aeroportuárias porque os valores que a concessionária paga anualmente ao governo em outorga não são suficientes para fazer a compensação autorizada devido às perdas com a pandemia. Além de Florianópolis, o Aeroporto de Porto Alegre também foi autorizado a aumentar as tarifas.
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As tarifas aeroportuárias incluem embarque, conexão, pouso, permanência, armazenagem e capatazia. Ainda de acordo com a Anac, o aumento das tarifas terá vigência até que a recomposição por redução de outorga se demonstre suficiente para a continuidade das operações com qualidade, e para a manutenção dos investimentos de expansão da infraestrutura contratualmente previstos
Segundo a assessoria da Floripa Airport, o aumento temporário de tarifa “era a única alternativa possível” para o reequilíbrio financeiro, “tendo em vista que os investimentos já foram feitos no aeroporto”.
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A concessionária destacou que o aeroporto foi afetado pela pandemia “logo após a inauguração do moderno e amplo complexo aeroportuário, que recebeu investimentos de R$ 600 milhões do Grupo Zurich Airport”. Ainda segundo a Floripa Airport, a atividade no aeroporto da Capital chegou a cair 90% por causa da pandemia de coronavírus, “resultando em um prejuízo inesperado e significativo para a concessionária”.
Segundo a Anac, as medidas de reequilíbrio financeiro aprovadas permitem que as empresas mantenham cronograma de investimentos em reforma e ampliação dos aeroportos. Esses foram os primeiros quatro pedidos de reequilíbrio contratual aprovados pela diretoria da agência. Outras concessionárias de aeroportos também entraram com processos para reequilíbrio dos contratos, e aguardam análise.
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