O Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, está dando a volta por cima.
Continua depois da publicidade
Após ficar fechado por 75 dias entre abril e julho deste ano, o terminal ampliou para sete os voos diretos para Florianópolis e prevê fechar este mês com 30 mil passageiros. Se confirmada a previsão, ela significa um aumento de quase 58% em relação à média dos primeiros meses deste ano, antes da reforma completa da pista.
As novas opções de voos diretos de Chapecó para a Capital começaram a operar no aeroporto no último sábado. Além dos quatro voos já operados pelas companhias Gol e Avianca, a Trip Linhas Aéreas começou a oferecer três novos horários. Estes voos são feitos por um avião turboélice ATR 72-500 com capacidade para 68 pessoas.
De acordo com o administrador do aeroporto, Eglon Buraseska, a maioria dos voos que partem e chegam a Chapecó estão praticamente lotados. A expectativa do administrador é de que o fluxo de passageiros no aeroporto, que atende a 330 municípios do Oeste catarinense, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, aumente ainda mais com a chegada destes voos.
Continua depois da publicidade
Antes do terminal fechar para reformas no dia 21 de abril, o aeroporto de Chapecó tinha oito voos diários e transportava 19 mil pessoas por mês, em média (veja detalhes na arte). Agora são 22 voos diários, entre pousos e decolagens, e 28 mil passageiros por mês.
– Em novembro devemos chegar a 30 mil passageiros – projeta o administrador do aeroporto.
Além das companhias Gol, Avianca e Trip, operam no aeroporto as empresas NHT e Azul.
O aeroporto de Chapecó poderá receber, até o mês de dezembro, 14 novas operações de voos. Os pedidos feitos pela Azul e pela Gol estão em análise na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília.
Continua depois da publicidade
A Azul solicitou dois voos partindo de Chapecó com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. Um voo com frequência de segunda a sábado e outro somente aos sábados.
A companhia Gol aguarda a liberação de três voos partindo de Chapecó com destino ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, dois com frequência de segunda a segunda e um diário, exceto aos domingos.
A Azul espera também a aprovação de cinco voos com saída de Campinas (SP) e tendo como destino final a cidade de Chapecó, com frequências diversas. Já a Gol, aguarda a liberação de quatro voos, também com frequências diversas, partindo do Aeroporto Internacional de Florianópolis para Chapecó.
Continua depois da publicidade
Segundo a assessoria da Anac, assim que aprovados os voos, os vigentes no aeroporto pelas companhias poderão sofrer alterações e exclusões, a qualquer momento, se for solicitado pelas empresas.