O avião da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9) era um turboélice ATR-72-500, modelo de uma geração antiga da empresa Avions de Transport Régional (ATR). No voo COO 2283, havia 61 pessoas a bordo, e todas morreram na rota que partiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A aeronave é fabricada pela empresa italiana ATR e conhecida por ser um turboélice com capacidade para 74 passageiros, uma velocidade de cruzeiro de 511 km/h e uma autonomia de voo de 1.324 quilômetros. De acordo com a fabricante, pelo menos 1.000 aeronaves desse tipo já foram vendidas em diferentes configurações.
A ATR é uma empresa especializada em aviões de rotas regionais, como é o caso do voo da Voepass. A companhia aérea diz que utiliza estes modelos porque, segundo ela, “são mais eficientes com menor emissão de CO² e possuem capacidade de operar em pistas curtas, acessando aeroportos menores e remotos, facilitando o acesso a cidades regionais e destinos turísticos menos conhecidos.”
A companhia diz ainda que “os ATRs são equipados com tecnologia de ponta e possuem um histórico de segurança confiável”.
Continua depois da publicidade
Porém, o modelo já esteve envolvido em outros episódios de acidentes aéreos. Segundo informações do portal BBC, o governo de Taiwan chegou a suspender, temporariamente, os voos de aviões dos modelos ATR-72 e ATR-42 para prevenir acidentes.
Em julho de 2014, um avião do modelo ATR-71-500 operado pela TransAsia Airways caiu ao se aproximar do aeroporto de Magong, em Taiwan. Das 58 pessoas a bordo, 48 morreram. Sete meses depois, em fevereiro de 2015, um outro acidente, desta vez com um ATR-72-600 que caiu sobre um viaduto antes de chegar a um rio. Das 58 pessoas a bordo, 15 sobreviveram.
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além da VoePass, aeronaves fabricadas pela ATR também são utilizadas por companhias como a Azul Linhas Aéreas, MAP Linhas Aéreas (uma empresa que opera na região Norte) e Total Linhas Aéreas.
Informações do ATR-72-500 (segundo a fabricante):
- Número de assentos: 74
- Velocidade de cruzeiro: 511 km/h
- Comprimento: 27 metros
- Envergadura: 27 metros
- Altura: 7,65 metros
- Autonomia de voo: 1.324 km
Continua depois da publicidade
Veja a ficha técnica completa aqui.
Veja fotos do modelo
Veja a nota da Voepass
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283 – avião PS – VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR às 11h46 com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes.
A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local.
Neste momento, a VOEPASS Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.
Informações para familiares, colaboradores e interessados também podem ser obtidas por meio do telefone 0800 9419712, disponível 24h.
Continua depois da publicidade
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Especialistas apontam possíveis causas da queda do avião em Vinhedo; ninguém sobreviveu
Tudo sobre a empresa aérea Voepass, antiga Passaredo
FOTOS: Veja imagens de como ficou o avião que caiu em Vinhedo