O Aeródromo Público de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, teve as operações liberadas pela  Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nessa quinta-feira (07). Após pouco mais de dois anos de interdição, a medida cautelar que havia suspendido as operações de pouso foi revogada.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A interdição aconteceu no início de 2022. Durante o período de suspensão das operações, a Prefeitura de São Francisco do Sul precisou adequar o aeródromo conforme as exigências regulatórias e técnicas impostas pela ANAC e pelo Comando da Aeronáutica (COMAER). Para isso, foram realizadas diversas ações, incluindo a contratação de uma empresa especializada que assessorou a Prefeitura no processo de regularização.

A partir de agora, aeronaves privadas poderão pousar no local durante operações diurnas. Segundo o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, a liberação do aeródromo marca uma importante vitória para a cidade.

 — Atingimos nosso objetivo após um trabalho intenso e comprometido. Desde que assumimos, identificamos a importância de retomar as operações do aeródromo e dedicamos esforços para corrigir toda a documentação e realizar as sinalizações exigidas, sempre respeitando os prazos dos trâmites com os órgãos competentes  — destaca. 

Continua depois da publicidade

Veja fotos de São Francisco do Sul

O processo de desinterdição incluiu a atualização de documentos, organização de manuais operacionais, elaboração de sinalizações horizontais e verticais, e a submissão de relatórios técnicos para aprovação das autoridades reguladoras.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Parque alagável cumpre função em dia de fortes chuvas em Jaraguá do Sul

De mudança para futuro parque, casa enxaimel será restaurada em Joinville

Empresa de produtos odontológicos investe em nova fábrica em Joinville