As críticas às administrações do PT pontuaram boa parte da entrevista do candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, no Bom Dia Brasil desta terça-feira. Referindo-se ao marco regulatório do petróleo e às denúncias de corrupção na Petrobras, Aécio saiu-se com uma frase de efeito:
Continua depois da publicidade
– Vou reestatizar a Petrobras. Vou tirá-la das mãos de um grupo político que se apoderou da nossa maior empresa para fazer negócios – disse.
Ele foi o segundo entrevistado da série feita pelo programa da TV Globo com os postulantes ao governo federal e focou-se na área econômica. Sem detalhar propostas, criticou os governos petistas.
– O atual governo afugentou durante 10 anos os investimentos privados que seriam parceiros, por exemplo, na nossa infraestrutura. Esse governo demonizou, por 10 anos, PPPs, concessões, privatizações, quase que os considerando crimes de lesa-pátria. Perdemos 10 anos e esses investimentos, que poderiam ajudar o Brasil a ser mais competitivo – disse o tucano aos jornalistas Ana Paula Araújo, Chico Pinheiro e Miriam Leitão, que conduziram a sabatina de 30 minutos.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre as Eleições 2014
O mineiro definiu como “ousada” a decisão de ter anunciado quem comandará a área econômica em um eventual governo seu – no caso, o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso.
– Sinalizei quem será o ministro da Fazenda para apontar na direção de uma política fiscal absolutamente transparente, ao contrário do que vivemos hoje. Não farei um governo de improviso, choque, planos mirabolantes – afirmou o candidato, acrescentando a intenção de “reorganizar as agências reguladoras” e trabalhar com uma “equipe qualificada”.
No entanto, Aécio não detalhou de que forma pretende fazer com que o Brasil retome o crescimento. O tucano foi questionado por, a pouco mais de 10 dias das eleições, ainda não ter apresentado seu plano de governo. A resposta foi que “não há um tema sequer” sobre o qual o candidato não tenha discutido:
– Se existe uma candidatura absolutamente clara em suas propostas é a nossa. É o que praticamos ao longo da nossa vida. É um projeto a várias mãos, com sinal de onde queremos ir. Nosso programa teve a contribuição de muita gente.
Continua depois da publicidade
Aécio contou que apresentará ao Brasil uma proposta para tirar o país “deste cenário perverso”, mas não disse quando, limitando-se a afirmar que será “nos próximos dias”. O candidato salientou ter como compromisso de discutir uma alternativa ao fator previdenciário. Criado quando Fernando Henrique era presidente, o mecanismo desestimula a aposentadoria por tempo de contribuição antes de mulheres completarem 60 anos e homens, 65 anos:
– Não é acabar com o fator previdenciário sem colocar algo no local. A médio prazo, é possível encontrar alternativas.
Aécio ressaltou, ainda, o crescimento que mostrou nas últimas pesquisas eleitorais, analisando que 2014 teve “duas eleições”: uma enquanto o candidato do PSB era Eduardo Campos e outra após a entrada de Marina Silva na disputa, à qual ele atribuiu a identificação de pessoas insatisfeitas com a política. Para a segurança pública, Aécio disse que defende o aumento dos gastos do governo federal com a área e uma nova relação com os países produtores de entorpecentes:
– A Bolívia produz quatro vezes mais folhas de coca do que consome internamente em seus altiplanos. E essa droga que vem matar gente no Brasil. Não vamos dar financiamento nesses países se eles não fizerem o dever de casa.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira, foi veiculada a entrevista com a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). Quinta-feira será a vez de Marina Silva (PSB), que encerra o ciclo. Na quarta-feira, não haverá exibição de entrevista com candidato.
Conforme a TV Globo, a ordem foi definida por sorteio, com a presença de representantes dos partidos, e o critério de seleção são candidatos com pontuação superior a 3% nas pesquisas Datafolha/Ibope mais recentes.
*Zero Hora