Depois de uma disputa acirrada com Marina Silva (PSB) nas últimas semanas e de esperar até o último momento para se pronunciar sobre sua presença no segundo turno, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, enfim comemorou o resultado.

Continua depois da publicidade

– Eu me sinto um vitorioso. Todos os números, em qualquer lugar do Brasil, estão muito acima das expectativas – disse Aécio, no comitê de campanha de seu partido, no centro da capital mineira.

Com vaga garantida no segundo turno, no próximo dia 26, Aécio disse que sua campanha e seu projeto de governo “não são mais de um partido, mas da sociedade brasileira”. O candidato foi cauteloso ao responder se pediria apoio a Marina Silva no segundo turno e disse que toda ajuda nesta fase da campanha será bem-vinda.

PAINEL: veja os resultados do 1º turno em todo o país

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre as eleições 2014

– Não posso antecipar nenhum apoio. Não recebi nenhuma ligação ainda.

O candidato fez, na ocasião, um discurso agregador, buscando a preferência de eleitores de outros partidos de oposição.

– A vitória no primeiro turno foi da mudança. Os candidatos da mudança fizeram a maioria dos votos – afirmou.

Empolgado, Aécio pediu que seus apoiadores não se desmobilizem e destacou que a segunda-feira já é dia de campanha.

Continua depois da publicidade

– Não vou parar um minuto. Estamos apenas na metade da travessia e vamos concluí-la – disse o senador mineiro.

Ele informou que estará amanhã em São Paulo para discutir os próximos passos da campanha.

Aécio Neves chegou ao comitê de campanha com a esposa e o senador eleito por Minas Gerais, Antonio Anastasia. Depois de falar com a imprensa, no terceiro andar do edifício, ele foi recebido, carregado e jogado pra cima por alguns dos cerca de 150 apoiadores que acompanharam as apurações em um grande telão colocado na calçada.

O senador iniciou o dia acompanhando os candidatos do PSDB ao governo do Estado, Pimenta da Veiga, que perdeu a disputa para Fernando Pimentel (PT), e ao Senado, Antonio Anastasia, antes de votar, às 10h20min. Depois, em entrevista coletiva próximo à escola onde votou, Aécio disse que fez a campanha que queria ter feito, “apresentando um projeto para o Brasil”, e comentou a mudança de cenários apresentada pelas últimas pesquisas de intenção de voto, que o colocavam à frente de Marina. Ele evitou, no entanto, dizer que estaria no segundo turno e comentar a possibilidade de apoio de Marina a sua candidatura.

Continua depois da publicidade

* Agência Brasil