Advogados e membros de facções criminosas foram alvo da terceira fase da operação Sob Encomenda na manhã desta sexta-feira (19), em cidades de Santa Catarina e Distrito Federal. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em endereços de quatro investigados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
De acordo com informações do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), a ação foi feito pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que apura crimes previstos a Lei de Organizações Criminosas , especialmente praticados por advogados e por faccionados reclusos no sistema prisional catarinense e de outros estados da federação.
Veja fotos das fases da operação Sob Encomenda em SC
As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville e foram cumpridas contra uma advogada de Brasília (DF) e alvos que já estão no sistema prisional de Santa Catarina, na penitenciária e presídio de Florianópolis e na penitenciária Sul, em Criciúma.
Continua depois da publicidade
A operação é desdobramento da Operação “Sob Encomenda I”, iniciada em agosto de 2021, que visava estancar a prática da chamada “sintonia” entre advogados e faccionados internos do sistema prisional em prol de facção criminosa.
A investigação prossegue em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Leia também
Como vai ficar prédio histórico de Joinville após reformas
Joinville registra os primeiros casos de chikungunya da história da cidade
Morador de cidade com 10 mil habitantes fatura bolada na quina da Mega-Sena em SC