Advogados e integrantes de facção criminosa foram alvos de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) na manhã desta terça-feira (3). Ao todo, 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Onze pessoas são investigadas nesta fase da operação, sendo que três delas são advogados atuantes em Joinville, segundo o Gaeco. Além de investigados em liberdade, detentos da Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville e Presídio de São Francisco do Sul, foram alvos dos mandados.

A operação batizada de “Sob Encomenda V”, visa apurar crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, especialmente praticados por advogados e por integrantes de uma facção que já estão detidos no sistema prisional catarinense, aponta o Gaeco.  A ação contou com o apoio do Departamento de Polícia Penal da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Relembre outras fases da operação

A operação deflagrada nesta terça-feira (3) é desdobramento da Operação “Sob Encomenda”, que teve início em agosto de 2021. Já na época, o objetivo da ação era coibir a prática de sintonia entre advogados e integrantes de organizações criminosas, já detidos no sistema prisional, além de impedir a entrada de aparelhos celulares, drogas e outros objetos ilegais nos estabelecimentos prisionais. 

Em 2024, além da operação desta terça, outras três fases foram deflagradas. Em fevereiro ocorreu a 2ª fase, quando foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão. Já na 3ª fase, realizada em abril, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão. Em junho foi a vez da 4ª fase, quando foram 21 mandados de busca e apreensão e dois de prisão.  

De acordo com o Gaeco, a investigação prossegue em sigilo e, futuramente, novas informações poderão ser divulgadas.

Leia também

Agricultor encontra corpo abandonado em um bananal em Jaraguá do Sul

Quem era trabalhador que morreu após poste cair na cabeça em Joinville: “Calmo e sereno”

Câmera de segurança flagra assalto em posto de combustível e violência contra funcionários em SC