Um advogado se passou por delegado e ameaçou prender um morador de São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina. A cena foi gravada e o vídeo começou a circular nas redes sociais neste fim de semana. A Polícia Civil abriu um procedimento criminal para investigar o caso.
Continua depois da publicidade
O delegado regional Odair Sobreira disse que recebeu o vídeo em que um homem, usando uma motocicleta, discute com o morador e ameaça prendê-lo. Segundo ele, a Polícia Civil já apurou que o homem não pertence aos quadros da corporação.
– Depois de algumas diligências, inclusive oitivas de algumas pessoas, a Polícia Civil já tem um suspeito da cidade, mas ainda estamos apurando melhor as informações a analisando as imagens do vídeo – explicou.
As imagens mostram o momento em que o morador aborda o motociclista, alerta sobre a velocidade e a presença de crianças na rua. Ele diz ao advogado: “aqui não é pista de corrida, quer que eu chame a polícia?”.
Continua depois da publicidade
O homem então desce da motocicleta e responde: “pode chamar, sabe quem está falando? O delegado de polícia. Chama a polícia e fala que o delegado está aqui, seus filhos estão na rua e você está embançando comigo”. Em seguida, ameaça: “o senhor pode falar baixo comigo, senão eu prendo você”.
> Ex-jogador de basquete morre uma semana após receber alta de Covid-19 em Joinville
Veja o vídeo:
Advogado se passa por delegado e ameaça prender morador de São Bento do Sul pic.twitter.com/UTfyQ0qIzG
— Jornal A Notícia (@anonline) August 16, 2020
Nota de repúdio e investigação
A polícia não divulgou a identidade do homem, mas a informação é de que ele atua como advogado na cidade. O Conselho Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bento do Sul emitiu uma nota de repúdio em que afirma ter tomado conhecimento do vídeo, supostamente, envolvendo um advogado da subseção.
Na nota, a entidade informa que os fatos estão sendo apurados no âmbito do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, e que repudia qualquer ato que possa desabonar a classe de advogados e a instituição (veja a nota na íntegra abaixo).
Continua depois da publicidade
A Polícia Civil instaurou um procedimento criminal para investigar os crimes de ameaça, contravenção penal – por ter se identificado como agente público – e possível crime de perigo para a vida de outrem – o homem teria dado carona para uma pessoa sem capacete na motocicleta.
> Fabricação de cerveja: Joinville cria programa para incentivar a produção de lúpulo
Confira na íntegra a nota de repúdio da OAB:
“O Conselho Subseccional da OAB São Bento do Sul, após tomar conhecimento de vídeo que circula nas redes sociais desde a data de ontem, 15/08, supostamente envolvendo um advogado da Subseção, o qual se faz passar por Delegado de Polícia, vem a público informar que os fatos serão apurados no âmbito do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC, sem prejuízo da apuração nas demais esferas pelas autoridades competentes. A Instituição OAB repudia qualquer ato que possa desabonar a classe dos advogados e a instituição, sobretudo diante da importância da profissão para a sociedade”.