O advogado catarinense João Pedro Sansão participa neste fim de semana de uma missão de observação eleitoral nas eleições presidenciais do Uruguai. O segundo turno da disputa no país vizinho ocorre neste domingo (24), com os candidatos Yamandú Orsi, considerado de centro-esquerda, e o governista Álvaro Delgado, de centro-direita. A expectativa é de que 2,7 milhões de eleitores compareçam às urnas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Sansão é especialista em Direito Eleitoral e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Ele integra uma equipe de observadores internacionais convidados pelo Instituto Universitário Sudamericano (Iusur), com apoio do Observatório de Estudos Eleitorais e Políticos Institucionais da Universidade Nacional de La Plata.

O advogado catarinense já atuou no último mês como coordenador regional no Vale do Itajaí de um Observatório Nacional das Eleições Municipais de 2024. A indicação na época veio da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC).

A missão no Uruguai prevê três dias de reuniões com atores do processo eleitoral uruguaio, visitas a locais de votação, encontros no parlamento uruguaio e com representantes diplomáticos, além de conferências com especialistas na área eleitoral. O objetivo do trabalho, segundo o advogado, é fortalecer a transparência e as práticas democráticas na região.

Continua depois da publicidade

Neste sábado (23), João Pedro Sansão já participou de reuniões com parlamentares argentinos e paraguaios que também acompanham o segundo turno no Uruguai, além de um deputado federal do Brasil, Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG). Também acompanhou atos de campanha do candidato Álvaro Delgado. Neste domingo, deve acompanhar o dia de votação na capital Montevidéu.

— É uma honra poder contribuir e aprender com o processo eleitoral de um país vizinho. Estar em contato com diferentes perspectivas é enriquecedor e reforça nosso compromisso com a integridade das eleições — destacou, ao comentar a iniciativa.

A missão termina nesta segunda-feira (25), com uma análise dos resultados das eleições.

Leia também

Governadores levaram para casa “vinho da Madonna” após encontro em SC

Sul e Sudeste fecham posição contrária à PEC da Segurança e apresentarão substitutivo

Juliano Mandelli é eleito presidente da OAB/SC