A CPI da Covid foi suspensa por volta 12h após uma confusão envolvendo o advogado Luciano Hang e o senador Rogério Carvalho (PT-SE). O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), expulsou o defensor Beno Brandão. Depois de uma pausa, a sessão foi retomada por volta das 12h50min e Brandão pediu desculpas a Carvalho.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
> AO VIVO: Luciano Hang depõe à CPI da Covid
A ação de Aziz aconteceu após manifestação do senador Rogério Carvalho (PT-SE) .O parlamentar alegou que o advogado estava o “provocando” depois de questionar Hang sobre a exibição de um cartaz com a frase “Não me deixam falar” pelo empresário catarinense.
Um tumulto começou e o senador exigiu uma ação de Aziz. Hang é acompanhado na sessão por dois defensores.
Continua depois da publicidade
O empresário catarinense Luciano Hang é suspeito de financiar a divulgação de notícias falsas sobre tratamentos sem eficácia para Covid-19. Hang nega.
Veja fotos da sessão da CPI
CPI marcada por tumultos
A sessão da CPI desta terça-feira (29) foi marcada por tumultos desde o início. Um bate-boca aconteceu após a exibição de um vídeo com propagandas da Havan pelo empresário. Parte dos Senadores reclamou da ação.
Outro momento de tensão se deu quando o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), falou em “bobo da corte”. O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-SP) interrompeu a fala e criticou a associação feita por Calheiros.
> CPI da Covid chega à reta final com risco de escorregar em casca de banana
A CPI convocou Luciano Hang após ter acesso a documentos que indicam que Hang teria financiado o blogueiro Allan dos Santos, investigado por disseminar fake news. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) teria sido um interlocutor entre os dois. Os três citados negam o financiamento.
Continua depois da publicidade
A CPI também apura a ligação de Hang a um “gabinete paralelo”, que atuava no governo federal.
Leia também
Luciano Hang avalia concorrer ao Senado pelo PL de Jorginho Mello
CPI da Covid já mandou 19 pedidos de informações a Santa Catarina
MPF arquiva investigações contra Bolsonaro por motociata em SC