Uma trinca em um pilar de sustentação da adutora de 800 milímetros que leva água do Rio Vargem do Braço (Pilões) para a estação de tratamento da Casan em Palhoça deixa um terço da Grande Florianópolis sem água. O incidente fez três pilares cederem e os canos desencaixarem, o que causou um vazamento. O problema foi controlado com o fechamento do fluxo.

Continua depois da publicidade

Para compensar a interrupção, outras adutoras do sistema foram acionadas e bombas estão sendo usadas para aumentar o volume de água captado. Essa manobra reduz o impacto da falta da adutora rompida, que segundo o superintendente regional da Grande Florianópolis da Casan Joel Horstmann, é responsável por mais 70% da captação.

— Como o sistema é integrado, apesar de a falha ser em uma adutora muito importante, conseguimos remanejar o fluxo para que a redução da produção seja de, no máximo, 30%. Ainda assim, é fundamental que as pessoas economizem — explicou Horstmann.

Uma equipe de oito funcionários da Casan está no local do acidente — a cerca de 4 quilômetros do ponto de captação no Rio Vargem do Braço — desde o final da madrugada. Eles acreditam que o serviço será concluído até o início da noite.

— Vamos substituir os pilares danificados, de concreto, por provisórios de madeira e fazer a emenda mecânica da tubulação. Depois vamos providenciar a reconstrução das peças com concreto, como é originalmente.

Continua depois da publicidade

Por conta deste episódio, a Casan alerta a população sobre a possibilidade de falta de água ao longo deste sábado. A orientação é que moradores usem água com moderação e racionalidade.