Você já deve ter ouvido falar em transformação digital – um processo pelo qual todas as empresas estão passando ou vão passar. Mas o que seria isso exatamente? Definitivamente não é digitalizar os processos que a sua empresa ou o seu negócio já faz, mas sim usar a tecnologia como solução. Solução essa, que pode dizer respeito tanto aos problemas tradicionais, como também às novas demandas que surgem, justamente, em virtude de uma adaptação inerente ao momento que vivemos, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Como um processo que exige planejamento, organização e agilidade. As empresas nem sempre estão preparadas para isso e, tentar fazer apenas para atender uma exigência de mercado, pode acabar trazendo mais problemas do que soluções.
Nestes casos, o ideal é que o primeiro passo para uma transformação digital seja buscar a ajuda de quem entenda sobre isso e trabalhe auxiliando neste processo, por meio de plataformas que otimizam nesta adaptação.

A transformação passa pela gestão
A gestão de todo o negócio deve ser considerada quando se fala em fazer uma reestruturação digital. Esta reestruturação pode ter sido iniciada, como dissemos, sem um domínio adequado sobre os processos necessários, ou, até mesmo, já está num processo mais avançado de transformação digital. Independentemente do momento no qual a sua empresa se encontra, uma ajuda externa capacitada vai ajudá-la a alinhar suas necessidades ao que precisa ser feito.
Com uma trajetória que teve início em 1991 desenvolvendo softwares corporativos, a Adsomos disponibiliza o seu produto para toda a cadeia de valor: indústria, distribuição e varejo, integrando e reinventando as conexões envolvidas em todos os processos, independentemente do número de estabelecimentos e do tamanho da empresa. A Adsomos acompanha a evolução do seu negócio, preservando seus investimentos em licenciamento e treinamento de software.
Continua depois da publicidade
Fábrica de Soluções
O trabalho desenvolvido pela Adsomos é feito sob medida, de modo a identificar e atender às necessidades de quem contrata seus serviços, definindo funcionalidades de acordo com os processos do negócio.
A empresa Appel, uma das pioneiras na fabricação de toalhas no estado de Santa Catarina, tem uma história de parceria com a Adsomos que já dura 15 anos. Ao longo deste período, a empresa contou com os serviços da Adsomos em seus diversos processos de reestruturação digital, adequados aquilo que se buscava em cada momento de desenvolvimento do negócio, incluindo a criação de um e-commerce próprio para os produtos da empresa.
Em vídeo gravado para falar desta parceria, Eder Appel, sócio da empresa junto com o irmão, conta que a primeira tentativa da empresa de criar uma loja virtual aconteceu há cerca de cinco anos, o que não deu muito certo.
A partir daí, eles recorreram a Adsomos para o desenvolvimento de um espaço online próprio, alinhado aos princípios da empresa àquilo que se exige para o bom funcionamento de um e-commerce.
Continua depois da publicidade
— Acreditamos que hoje em dia não deve haver esta distinção entre loja física e virtual. O processo deve ser contínuo, e que as duas frentes devem trabalhar no mesmo caminho — ressaltou Appel.
Por meio do trabalho desenvolvido junto com a Adsomos, a Appel passou a aplicar o conceito de omnichannel, expressão em inglês que significa ter uma comunicação linear, que envolve todos os canais da empresa, sejam eles online — como no caso do e-commerce que a empresa estava desenvolvendo —, ou off-line — usados também na fábrica e nas lojas físicas.
Appel faz questão de reforçar que o processo em si não é fácil, e exige uma nova maneira de pensar e de trabalhar, contando com todos os envolvidos, incluindo os colaboradores.
— Pela nossa experiência é necessário toda uma remodelagem na forma de pensar e de agir, da equipe em si e da estrutura — acrescentou.
Continua depois da publicidade

A Adsomos acredita que o trabalho com a Appel ilustra bem três dos principais pilares que a empresa desenvolve junto aos seus clientes: acompanhar o desenvolvimento, apoiando o crescimento por meio da tecnologia; oferecer um portfólio que possibilita soluções integradas para toda a cadeia produtiva; e construir uma proximidade que se mantém ao longo de todo o desenvolvimento do trabalho.