Adriano Silva (Novo) venceu Darci de Matos (PSD) e se elegeu prefeito de Joinville no segundo turno da eleição municipal neste domingo (29). Com a vitória, Adriano se torna o primeiro prefeito eleito do partido Novo no país.

Continua depois da publicidade

> AO VIVO: Acompanhe a cobertura da apuração do segundo turno em Joinville

Com 100% das urnas apuradas, Adriano, estreante em eleições, recebeu 145.269 dos votos válidos (55,43%), superando o veterano Darci de Matos, que recebeu 116.793 dos votos válidos (44,57%). Ele agora vai comandar a maior cidade de Santa Catarina pelos próximos quatro anos. A vice de Adriano é Rejane Gambin, também do partido Novo.

Adriano Silva começou a disputa do primeiro turno em quarto lugar nas pesquisas, com 6,6% da intenções de voto, em uma eleição com outros 14 candidatos. Na reta final para o pleito, o candidato do Novo cresceu e conseguiu uma surpreendente ida ao segundo turno com 22,98% dos votos. Darci de Matos, o primeiro colocado, teve 25,30%.

> Conheça os vereadores mais votados em Joinville nas eleições 2020

Continua depois da publicidade

Esta é a segunda vez em eleições para prefeito de Joinville que o candidato que ficou atrás no primeiro turno consegue reverter a desvantagem e vencer no segundo turno. 

Adriano Silva tem 42 anos, é formado em administração de empresas pela Mackenzie, com pós-graduação em Marketing. Em 2013, tornou-se presidente de uma empresa farmacêutica de Joinville. Ele integra a segunda turma do RenovaBR, escola de formação política. O grupo é apoiado pelo apresentador Luciano Huck.

> Partidos tradicionais de SC perdem prefeituras e abrem espaço a novas siglas

Há 16 anos, ele também atua como socorrista voluntário do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, onde também já foi vice-presidente.

O que mudou nas eleições 2020?

Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por diversas mudanças. Entre elas, está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.

Continua depois da publicidade