O título mundial do WQS 2005 não será mais decidido no Onbongo Pro Surfing. O guarujaense Adriano “Mineirinho” de Souza foi barrado pelo carioca Raoni Monteiro e pelo australiano Josh Kerr na segunda bateria realizada no sábado de céu nublado e ondas de 1,5 metro de altura na Praia Mole, em Florianópolis (SC). Com isso, o número 1 da divisão de acesso do circuito mundial só será definido no Havaí, mas Mineirinho continua com uma larga vantagem de quase três mil pontos sobre seus principais adversários.

Continua depois da publicidade

– Parece que as ondas me abandonaram. Minha tática não deu certo e acabei dançando. Observei a primeira bateria e estava rolando boas esquerdas, mas quando fui para lá fiquei uns 10 minutos boiando, então já comecei errado na bateria – lamentou Mineirinho. – Os caras foram tirando notas altas e eu tentei arriscar os aéreos para encostar neles, mas não deu. Agora é pensar no WCT, semana que vem, já que fui convidado pelos organizadores – completou Adriano de Souza, que terminou em 37º lugar no Onbongo Pro Surfing.

As quatro últimas baterias da quarta fase abriram o penúltimo dia do único evento com nível máximo 6 estrelas da América do Sul. Na primeira, o carioca Leonardo Neves deu adeus na sua tentativa de ingressar na lista dos 15 surfistas que o WQS indica para o WCT no Onbongo Pro Surfing. Ele acabou eliminado junto com o paulista Edgar Bischof pelo australiano Beau Mitchell e pelo espanhol Iker Fuentes.

Na segunda, o carioca Raoni Monteiro manteve a chance acesa e passou em primeiro lugar, com o australiano Josh Kerr ganhando a disputa pela segunda vaga para a quinta fase, contra o sul-africano Daniel Redman e o líder disparado do ranking, Adriano de Souza.

Na terceira bateria do dia, o alagoano Marcondes Rocha também continua na batalha para figurar entre os 15 que vão para o WCT, mas o carioca Marcelo Trekinho, que estava bem mais próximo da zona de classificação, foi eliminado junto com o cabo-friense Victor Ribas pelo havaiano Roy Powers.

Continua depois da publicidade

E na última bateria, o paulista Odirlei Coutinho saiu vitorioso e é outro brasileiro que começa a se aproximar de um lugar na relação dos 15 do WQS. O catarinense Andreas Eduardo completou a primeira dobradinha verde-amarela do sábado no Onbongo Pro Surfing, com ambos despachando o niteroiense Alexandre Herdy e o australiano Jamie Thomson.

Em seguida, foi iniciada a quinta e última fase antes dos confrontos virarem homem-a-homem, sistema de disputa que pela primeira vez será utilizado no Onbongo Pro Surfing. O paranaense Jihad Kohdr foi o primeiro a avançar para as oitavas-de-final, dando mais um passo para confirmar sua entrada na elite mundial do WCT. Para garantir a vaga no Brasil, ele precisa chegar na grande final na Praia Mole.