Adriana Calcanhotto e a banda Fresno estão entre os indicados ao Grammy Latino 2011. A cantora gaúcha concorre ao prêmio de Melhor Canção Brasileira, já a Fresno disputa com Pitty e Caetano Veloso o título de Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Paula Fernandes, o cantor e instrumentista Carlinhos Brown e o grupo de rock Pato Fu são os destaques dos indicados ao 12o. Grammy Latino, cuja cerimônia de entrega acontece nesta quinta-feira, no hotel Mandalay Bay de Las Vegas.
Continua depois da publicidade
Paula Fernandes concorre na categoria Artista Revelação. Carlinhos Brown, com seu álbum Diminuto, está na disputa aos prêmios de melhor Álbum de Cantor e Compositor e de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. Já o Pato Fu, com Música de Brinquedo, concorre ao prêmio de melhor álbum infantil latino.
Nas categorias especiais de música brasileira, Djavan, Milton Nascimento, Mônica Salmaso, Caetano & Maria Gadú disputam o Grammy de melhor álbum de MPB. Ivete Sangalo, Skank, Na Ozzetti, Adriana Calcanhoto e Eliane Elias concorrem ao prêmio de melhor canção brasileira.
A dupla de hip hop Calle 13, formada pelos portorriquenhos René Pérez e Eduardo Cabra, bateu o recorde de indicações nesta 12ª edição do Grammy Latino, o maior prêmio internacional de música latina, seguida do produtor e engenheiro de som argentino Rafa Arcaute, com seis, e do cantor venezuelano Franco De Vita, com cinco.
Continua depois da publicidade
Com letras atrevidas e conteúdo político dominante, o dueto ajudou a popularizar o “reggaetón” junto ao grande público, e concorre a prêmios nas categorias mais disputadas do Grammy, como melhor gravação, melhor álbum e melhor canção do ano, bem como melhor canção de música urbana, melhor álbum de música urbana, melhor álbum de música alternativa, entre outras.