Maior nome do esporte paraolímpico nacional, Ádria Santos busca novas metas. Depois de conquistar o tricampeonato mundial dos 200m em Helsinque e medalha de ouro nos 100 e 200 metros do Campeonato Europeu Paraolímpico, também disputado em agosto na Finlândia, a atleta pretende completar a prova dos 100 metros abaixo dos 12 segundos e quebrar o recorde mundial da distância. Atualmente, o índice pertence à espanhola Purificación Santamarta, que fez o percurso em 12s33.
Continua depois da publicidade
Para alcançar este objetivo, Ádria deve contar com o trabalho de um fisiologista especializado em exercícios físicos.
– A intenção é que esse acompanhamento me ajude a corrigir alguns detalhes que possam melhorar meu rendimento – afirmou a velocista mineira de 31 anos. O profissional, no entanto, ainda não foi escolhido.
A atleta espera baixar a marca dos 12s no próximo ano. Para isso, precisa reduzir 35 centésimos de seu melhor tempo, os 12s34 atingidos nas Olimpíadas de Sydney, em 2000. Na Austrália, Ádria ficou a apenas um centésimo do recorde mundial.
– Vou começar agora minha base de treinos para o ano que vem. Todos os trabalhos servirão para que eu chegue em 2006 pronta para baixar meu tempo no Mundial, que será disputado em agosto – explicou.
Continua depois da publicidade