O ronco dos motores é o último ingrediente que falta para que o GP Brasil de Motocross fique completo. A estrutura para a corrida deste fim de semana, montada no parque do Beto Carrero, em Penha, está pronta para receber 65 pilotos de diversas partes do mundo e cerca de 12 mil pessoas. A programação inicia sábado com treinos nas categorias MX2 e MXGP. No domingo estão marcadas as provas do Campeonato Mundial.
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Entre os principais pilotos que fizeram o reconhecimento da pista está o italiano Antonio Cairoli, que detém sete títulos mundiais e lidera o campeonato deste ano na categoria MXGP. Já o líder da MX2, Jeffrey Herlings, teve uma contusão no ombro e está fora da etapa brasileira.
Equipes como Red Bull KTM Factory Racing, Honda Team HRC, Rockstar Energy Suzuki World, Yamaha Factory Racing, Wilvo Nestaan Husqvarna Factory Racing, entre outras, já se instalaram e iniciaram a preparação.
Nos boxes, a movimentação era intensa nesta sexta-feira. Além da vistoria das motocicletas e reconhecimento da pista, pilotos e mecânicos faziam os últimos ajustes para a arrancada inicial.
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Para o piloto brasileiro Jorge Balbi Junior – um dos principais nomes do país -, a prova é uma oportunidade única de correr com os melhores pilotos do mundo e buscar uma boa colocação.
– Não quero só correr, mas fazer parte da prova e conseguir figurar entre os melhores. Sabemos que os pilotos estrangeiros têm equipamentos superiores e outro ritmo de prova, mas vou entrar para disputar – afirma Balbi, que em 2009 ficou com a 8ª colocação geral do GP Brasil.
Para o único catarinense na disputa, Anderson Cidade, de São José, a corrida vai ajudar em sua evolução como piloto e também na preparação para o Campeonato Brasileiro de Motocross, que começa dia 13 de abril.
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– O legal é que este é meu último ano na MX2 e nessa prova já vou correr na MXGP, então já é um bom teste para o ano que vem – afirma Cidade.
Segundo o catarinense, correr em casa também ajuda bastante:
– A torcida vibra e acaba nos motivando para tentar um bom resultado.
Adrenalina
Saltos duplos e triplos, seção de costelas e outros obstáculos devem deixar a pista de Penha, que tem 1.562 metros de extensão, ainda mais emocionante. Para os pilotos brasileiros, a dificuldade extra ajuda na preparação para os campeonatos nacionais. O paulista Hector Assunção, da MX2, quer usar essa etapa para ganhar experiência e elevar o nível dos pilotos do país.
– Essa prova exige velocidade, preparo físico e tem uma pista difícil, então podemos evoluir bastante.
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O piloto Jean Ramos, que corre na MXGP, diz que o GP Brasil vai mostrar como eles estão preparados para o Brasileiro de Motocross.
– O nível deles é bem superior ao nosso, mas vamos testar equipamentos e tentar chegar cada vez mais próximos – destaca.
Thales Vilardi disputa pela primeira vez a MXGP na etapa brasileira e quer repetir o bom resultado do ano passado, quando foi o melhor brasileiro na competição.
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– A expectativa é boa, vai ser mais difícil que os outros anos, mas é uma preparação para o campeonato nacional.
Ingressos
Cerca de 90% dos ingressos colocados à venda para assistir o GP Brasil de Motocross já foram vendidos. Quem quiser acompanhar as corridas neste sábado e domingo pode comprar as entradas restantes na bilheteria do evento. Os preços variam entre R$ 30 e R$ 300. Mais informações no site mundialdemxbrasil.com.br.
Programação:
Sábado
10h15 às 10h35 – Treino Livre MX2
10h45 às 11h05 – Treino Livre MXGP
13h às 13h30 – Treino Pré-Classificatório MX2
13h35 às 14h05 – Treino Pré-Classificatório MXGP
15h – Prova Classificatória MX2 (volta de apresentação)
15h10 – Prova Classificatória MX2 (20min + 2 voltas)
15h50 – Prova Classificatória MXGP (volta de apresentação)
16h – Prova Classificatória MXGP (20min + 2 voltas)
Domingo
9h15 às 9h30: Warm-up MX2
9h40 às 9h55: Warm-up MXGP
12h: 1ª Bateria MX2 (volta de apresentação)
12h10: 1ª Bateria MX2 (início da corrida – 30min + 2 voltas)
13h: 1ª Bateria MXGP (volta de apresentação)
13h10: 1ª Bateria MXGP (início da corrida – 30min + 2 voltas)
15h: 2ª Bateria MX2 (volta de apresentação)
15h10: 2ª Bateria MX2 (início da corrida – 30min + 2 voltas)
16h: 2ª Bateria MXGP (volta de apresentação)
16h10: 2ª Bateria MXGP (início da corrida – 30min + 2 voltas)
Pódio (premiação do 1º, 2º e 3º lugar da MXGP e MX2)