Divertir-se é bom, em especial em épocas de folia como o Carnaval. Mas a vida não é só festa, como muitos adolescentes preferem pensar. Todos devem lembrar que existem outros aspectos importantes, como estudo ou trabalho. Para conquistar uma vida saudável e feliz, é preciso adotar um comportamento social de respeito ao outro e a si mesmo.

Continua depois da publicidade

A psicóloga Lourdes Bernardete Barbieri dá dicas aos pais sobre como conversar com os filhos sobre as festas:

::: Saiba sempre para onde seus filhos vão, como, com quem e a que horas. Quando possível, os pais podem levar e buscar a turma.

::: Não permita que a adolescência signifique afastamento da família em detrimento dos amigos. Dê liberdade para conhecer pessoas, ir a festas, mas procure saber com quem seus filhos se relacionam.

::: Converse abertamente sobre sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce e uso de drogas lícitas e ilícitas. Esses temas devem fazer parte das conversas cotidianas, sem pressão nem tabus.

Continua depois da publicidade

::: Evite confrontos. Procure estabelecer com seus filhos uma relação de respeito e diálogo. Faça-os entender as consequências de atos imprudentes e impensados.

::: Considere relacionamentos amorosos como algo natural e positivo na adolescência dos filhos. Evite conflitos e oriente-os quanto ao uso de preservativo. Para as meninas, converse também sobre métodos contraceptivos.

::: Não tolere o uso de qualquer tipo de droga. Oriente que, em caso de ingestão de álcool, jamais deve-se dirigir.