A lei brasileira até pode permitir que apenas jovens de 16 anos ou mais votem no país. Mas isso não significa que antes disso, a galerinha já não possa começar a discutir e aprender sobre política.

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de atingir justamente os adolescentes em período de formação de ideias e ideais, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abriu as portas de sua casa oficial em Santa Catarina para mais de 160 alunos dos últimos anos do ensino fundamental de quatro escolas da rede municipal de Florianópolis. Eles conheceram a campanha Vote Consciente, uma parceria com o jornal Diário Catarinense, e detalhes sobre o mundo da política.

Saiba mais sobre a campanha Voto Consciente

Adolescentes da Escola Básica Beatriz de Souza Brito, do Pantanal; da João Alfredo Rohr, do Córrego Grande; Vítor Miguel de Souza, do Itacorubi; e da Luiz Cândido da Luz, no Saco Grande, saíram na manhã de sexta-feira para uma experiência inovadora. Ganharam um cafezão assim que chegaram, camisetas da campanha Vote Consciente, e conheceram, de uma forma bem animada — conduzida pelo advogado Luiz Augusto da Silva, membro da Comissão Estadual OAB Vai à Escola — todos os detalhes do que é e como começou a política. Desde as primeiras conversas dos gregos, à nossa Constituição. Uma aula de história diferenciada.

Continua depois da publicidade

Chegaram então na discussão da importância do voto. A meninada ainda não vota nas eleições municipais de outubro deste ano. Mas o objetivo é aproveitar o gancho das campanhas para prepará-los para o futuro.

— Queremos atingir os adolescentes durante sua formação intelectual. Formar conscientização neles — explicou o presidente da OAB em SC, Paulo Brincas.

Como ser melhor

¿Para termos bons políticos, precisamos de bons eleitores¿ é o lema principal da campanha, como avisou o advogado Luiz Augusto. Daí a importância de não só votar em um candidato que alguém te indicou. Conhecer quem é a pessoa, procurar saber do currículo e das coisas que o candidato já fez, e nunca, nunca vender o voto são algumas das orientações.

Continua depois da publicidade

— Coloque ainda um papelzinho na geladeira grudado com um imã com o nome do candidato que você votou. Para não se esquecer e cobrar dele as promessas feitas — indicou ainda o advogado. Até porque, 30% dos catarinenses não lembram em quem votaram na última eleição, segundo pesquisa no Instituto Mapa para a campanha Vote Consciente.

Veja mais informações sobre a Grande Florianópolis

Muitas das informações, contaram os estudantes e amigos Nicoli Souza Florinda, 13, Anderson Bento, 14, e Monique Voltolini, 14, do 8º ano da escola João Alfredo Rohr, foram novidades para eles. E o tema não ficará esquecido. A professora de História, Mariana Ouriques, já avisou que o assunto será tema de um debate em sala de aula. O trio, esperto, garantiu os pontos mais importantes em anotações nas agendas para não fazer feio no relatório.

Alunos e engravatados

Além de ensinamentos através do Vote Consciente, a garotada aproveitou o passeio até a OAB para conhecer a estrutura da sede. Eles foram recebidos pelos membros do Tribunal de Ética e Disciplina do órgão, que analisa supostas infrações de advogados no Estado. No meio de tantos advogados engravatados, sentaram os adolescentes, como se fosse uma grande sala de aula.

Continua depois da publicidade

Também entraram na sala do presidente. Guiados pela psicóloga da comissão OAB Vai à Escola, Ana Clara Rocha, que se fantasiou de ¿aluna atrasadinha¿, os alunos resumiram, em cinco frases, sua manhã diferenciada. E se eles seguirem o que deduziram com palavras, já temos a certeza que nas próximas eleições vamos ser mais fortes.

¿Obrigada pela oportunidade. Foi muito bom estar aqui¿.

¿Vim na OAB e serei um bom eleitor¿.

¿Nós gostamos da visita ao Tribunal de Ética e Disciplina. Viva a Justiça¿.

¿Por mais mulheres no poder¿.

¿Vote Consciente¿ (para finalizar).

(Foto: Charles Guerra / Agencia RBS)