É difícil manter os adolescentes longe das mensagens de texto na mesa de jantar ou até mesmo em sala de aula, e agora há evidências que eles também não conseguem fazê-lo durante o sono.
Continua depois da publicidade
Segundo o site Daily Mail, um estudo realizado pela professora de enfermagem Elizabeth Dowdell, da Universidade de Villanova University, na Filadélfia, o fenômeno recém-identificado, apelidado de “sono de mensagens de texto’, envolve jovens a mandar mensagens de texto enquanto está meio adormecido.
“O telefone emitirá um sinal sonoro, eles vão responder o texto,” disse a professora. “Eles vão quer responder em palavras ou rabiscos.”
A pesquisadora disse que, muitas vezes sem o conhecimento deles, adolescentes sonolentos pode até ultrapassar os limites da decência, dizendo que sentem falta de ex-amantes ou que gostariam de vê-los.
Continua depois da publicidade
Parecido com o sonambulismo, após acordar, eles não vão se lembrar sempre do envio de mensagens impróprias.
Segundo Dowdell, os adolescentes devem ter entre 8 e 10 horas de sono por noite. Os adolescentes e jovens adultos sobrecarregadas tendem a ficar menos do que isso “, disse ela. Como resultado, o ciclo de sono é interrompido porque os adolescentes continuam respondendo textos ou ouvir o sinal sonoro de mensagens recebidas uma ou duas horas depois de adormecer.
Dowdell afirma que a interrupção do sono pode levar à obesidade, depressão, mau desempenho na escola e uma série de outras questões.
Continua depois da publicidade
Uma maneira de resolver o problema, segundo a professora, é colocar o telefone longe ou desligar a campainha.