Após recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) autorizou o início da vacinação de adolescentes com a terceira dose da vacina contra o coronavírus.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Uma nota técnica com orientações aos municípios será publicada na segunda-feira (30), mas cidades que tenham doses já podem começar a vacinar.
Segundo o Ministério, a dose de reforço deve ser aplicada preferencialmente com o imunizante da Pfizer. Apesar disso, a Coronavac também pode ser aplicada caso haja indisponibilidade do outro imunizante.
Em nota, a SES informou que aguarda o envio de doses suficientes da Pfizer para atender a demanda. No caso da Coronavac, há estoque na central estadual e também em vários municípios.
Continua depois da publicidade
O reforço deve ser aplicado quatro meses após a aplicação da segunda dose da vacina. Isso vale tanto para quem foi imunizado com a Pfizer ou com a Coronavac.
O Ministério da Saúde justificou que a dose de reforço passou a ser recomendada porque existe uma “tendência de redução da efetividade das vacinas” com o passar do tempo.
Leia também
Doenças respiratórias são principal causa de sobrecarga em hospitais infantis de SC
SC registra mais sete mortes por dengue, e total de óbitos chega a 47
SC amplia público-alvo para vacinação contra gripe e sarampo