Adolescentes internados no Centro Centros de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Joinville começaram a participar de aulas de ioga. O projeto é conduzido pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) com a ajuda de um professor voluntário. O objetivo é proporcionar aos jovens, atividades diferenciadas que ajudarão no processo socioeducativo.

Continua depois da publicidade

— Hoje para estes adolescentes do Casep só tem a escola, mas não tem outras atividades, acredito que eles estavam bastante desassistidos — afirma a delegada Georgia Marrianny Gonçalves Bastos, da DPCAMI.

Cerca de 25 jovens infratores que estão internados no Casep. Eles permanecem no local por um período de até 45 dias, aguardando a medida socioedutiva que terão de cumprir na unidade permanente. De janeiro de 2010 a dezembro de 2017, o número de adolescentes apreendidos em Joinville cresceu cerca de 10 vezes. Somente no ano passado, 413 adolescentes foram apreendidos – destes 314 em flagrante e 72 com ordem judicial (72).

Ainda de acordo com a delegada, para contribuir com o cumprimento da medida existe a intenção de expandir essas atividades ofertadas aos adolescentes, como aulas de música e até de artes marciais.

Para isso, a DPCAMI conta com a ajuda de pessoas voluntárias que queiram colaborar. Também há a intenção de levar profissionais ao centro que realizem palestras sobre profissões.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Interdições e atrasos de repasses reduzem pela metade vagas para jovens infratores em Joinville

Apreensões de jovens infratores cresceu quase 10 vezes em 7 anos em Joinville