O que, para muitos, pode ser considerado “assunto de adulto”, para dois adolescentes se tornou o estímulo necessário na busca por uma transformação social. Em Camboriú, os garotos de apenas 16 e 17 anos decidiram usar a experiência que viveram dentro de casa para ajudar outros jovens a administrar o próprio dinheiro, mostrando que educação financeira está longe de ser um “bicho de sete cabeças”.

Continua depois da publicidade

Com ousadia e vontade de sobra para fazer a diferença, eles criaram a própria empresa há cerca de quatro anos e, em pouco tempo, já carregam nos ombros a responsabilidade de gerenciar R$ 100 mil em investimentos. Tudo isso utilizando uma ferramenta básica, mas essencial para a conscientização do ser humano: o diálogo.

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

Quando se conheceram por acaso, em um curso gratuito de violão, Akilles Rampanelli Cecilio e Arthur Félix nem sequer imaginavam o que o futuro lhes reservava. Até aquele momento, o que unia os dois adolescentes eram os interesses em comuns por jogos e outras brincadeiras.

Em meados de 2020, porém, quando Akilles tinha 13 anos e Arthur 14, os jovens descobriram que, em meio às dificuldades trazidas pela pandemia, poderiam fazer algo por aqueles que tiveram a renda impactada pela Covid-19.

Continua depois da publicidade

Arthur tem, atualmente, 17 anos e, Akilles, 16 (Foto: Redes sociais, Reprodução)

A ideia surgiu de Arthur que, à época, tentava achar uma solução para ajudar a mãe em casa. O pensamento do rapaz, que veio de uma família de classe média baixa em Florianópolis, se encontrou, logo de cara, com o de Akilles, que também vivia em um bairro periférico quando ainda morava em Porto Alegre (RS), onde nasceu.

Assim, inspirados no livro “Pai Rico, Pai Pobre” — obra que aborda o tema da independência financeira — os dois decidiram embarcar nesse universo desafiador para a idade de ambos. E foi dessa forma que nasceu a 2A Invest.

Sonhos ainda maiores para 2024

Fundadores da empresa que ganhou nome em referência às iniciais deles, os jovens visionários concordaram que o objetivo do negócio seria capacitar a próxima geração de brasileiros a gerir finanças de maneira consciente, quebrando tabus e incentivando o diálogo sobre dinheiro dentro das famílias.

Atualmente, mais de 300 estudantes já foram impactados pela ideia dos garotos. Para 2024, eles sonham ainda mais alto e pretendem triplicar esse alcance. Isso porque o trabalho deles deve sair de duas para seis escolas públicas e privadas na região de Balneário Camboriú, expandindo a área de atuação dos dois.

Continua depois da publicidade

A partir dessa parceria com a empresa, as instituições conseguem incorporar às aulas o projeto Roda de Finanças, onde a dupla aproveita o espaço para fazer palestras que incentivam a identificação de habilidades e, consequentemente, a busca do empreendedorismo como uma forma de gerar renda.

Tudo isso com o envolvimento e conscientização dos pais, ainda de acordo com os jovens.

— Nossa empresa foi fundada sobre valores de comprometimento, proatividade, integridade e uma constante busca por conhecimento. A 2A Invest não apenas ensina sobre finanças, mas também semeia os princípios de responsabilidade, respeito e transparência em seus alunos — explica Akilles.

Juntos, os dois criaram a própria empresa (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Hoje, a 2A Invest gerencia mais de R$ 100 mil em investimentos de pais e alunos das escolas que eles frequentam. O diferencial da empresa que criaram, de acordo com eles, está na capacidade de comunicar conceitos complexos de maneira simples, já que abordam o impacto educacional sobre finanças nas escolas, fazem mentorias on-line para pais e filhos e ainda organizam consultorias de gestão financeira.

Apesar da pouca idade, os dois acreditam que, a longo prazo, podem mudar a realidade de outros jovens no Brasil, já que atualmente esse público representa mais de 20% da população endividada, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Continua depois da publicidade

Com isso, a determinação e ousadia de ambos vem chamando a atenção e já ultrapassou até mesmo a bolha catarinense, chegando ao conhecimento de um dos principais podcasters de negócios do país — o que, para eles, foi considerado um marco para a história da empresa que criaram do zero.

Episódio do podcast chegou a 57 mil visualizações

Recentemente Arthur e Akilles foram entrevistados por Joel Jota, influenciador digital na área de negócios e desenvolvimento pessoal que acumula mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais. O episódio do podcast foi ao ar em 5 de março pelo YouTube e teve como título “Meninos Dão Aula de Empreendedorismo e Joel Jota Com Lições de Vida”. Desde então, o vídeo já possui 57 mil visualizações.

Os garotos contam que o convite para participar do podcast veio diante de uma plateia com mais de 500 espectadores e pegou a dupla de surpresa — porém, nem um pouco despreparada. Os jovens participavam de um curso que contemplava a gravação do podcast do influenciador e, em meio ao evento, Arthur se destacou por um pergunta feita a um dos palestrantes.

Akilles e Arthur durante conversa, no palco, com Joel Jota (Foto: Divulgação)

O rapaz foi, então, chamado por Joel Jota a subir ao palco e contar a história de vida dele ao lado do sócio. Assim, não demorou para que o podcaster percebesse a maturidade e postura diferenciada do catarinense, que, dia após dia, vem colocando em prática aquilo que ele carrega como princípio.

Continua depois da publicidade

— Os pequenos empreendedores de hoje podem se tornar grandes agentes de mudanças sociais incríveis — ressalta Arthur.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Catarinense transforma frustração em hobby e cria verdadeiro álbum da natureza; FOTOS

Escola pública de Itajaí vê desempenho de alunos melhorar com projeto inovador