Wyatt Kauffman, um menino de 13 anos da Dakota do Norte sobreviveu a uma queda de quase 30 metros no parque Grand Canyon, no Arizona (EUA), durante uma viagem na terça-feira (8). As autoridades disseram que as equipes de emergência levaram duas horas para resgatá-lo depois que ele escorregou em um penhasco e caiu quase 30 metros na trilha Bright Angel Point.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de SC pelo WhatsApp
O adolescente foi levado de avião para um hospital de Las Vegas para tratamento de nove vértebras quebradas, além de uma ruptura do baço, um colapso pulmonar, uma concussão e uma mão quebrada e um dedo deslocado.
— Eu estava na borda e estava saindo do caminho para que outras pessoas pudessem tirar uma foto —disse Wyatt ao canal de TV Phoenix KPNX. — Eu me agachei e me segurei em uma pedra. Eu só tinha uma mão nela. Perdi o controle e comecei a cair para trás.
O National Park Service disse em um comunicado que a equipe de busca e resgate do Grand Canyon respondeu a uma chamada na terça-feira de que um visitante havia caído da borda do North Rim. Uma vez no local, as autoridades determinaram que o resgate por helicóptero “não era viável” e usaram uma corda para levantar o menino até a borda. Foram necessários quase 40 funcionários de emergência e cerca de duas horas para resgatar Wyatt e levá-lo a um hospital de Las Vegas para tratamento, informou o KPNX.
Continua depois da publicidade
Wyatt diz que não se lembra muito de seu resgate de duas horas.
— Eu só me lembro de acordar e estar na parte de trás de uma ambulância e um helicóptero e entrar em um avião — disse ele ao KPNX.
Seu pai, Brian Kauffman, estava em casa em Dakota do Norte quando soube do acidente de seu filho.
— Foi um dos telefonemas mais emocionantes que já recebi, para ser honesto com você — disse ele ao KPNX, agradecendo aos socorristas por salvar o adolescente: — Temos sorte de trazer nosso filho para casa em um carro no banco da frente, em vez de em uma caixa.
Bright Angel Point é o ponto de vista mais popular no Grand Canyon’s North Rim e é famoso pelo cenário de cordilheiras irregulares e pôr do sol extenso. A área é um sucesso entre os caminhantes, e o National Park Service adverte que algumas partes da trilha são “expostas aos elementos”, “estreitas” e “surpreendentemente íngremes”.
*Por Estadão Conteúdo com agências internacionais.
Leia também
Quem era o homem encontrado morto dentro de banheiro em “bailão famoso” de SC
Corpo de homem é encontrado dentro de riacho no Oeste de SC
Continua depois da publicidade