Um adolescente de 16 anos morreu após ser baleado durante um confronto com a Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (1º) em Florianópolis. Outro homem, que não teve a identidade divulgada, também ficou ferido.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O caso ocorreu na Comunidade do Siri, no Norte da Capital. Segundo a PM, uma guarnição fazia rondas na região quando encontrou cinco homens armados. Conforme a ocorrência, a equipe verbalizou com o grupo e “nesse momento os suspeitos iniciaram a fuga e efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais militares”.
Conselho Nacional de Direitos Humanos pede afastamento imediato de PMs de Itajaí
Duas pessoas foram baleadas. O adolescente, que não teve o nome divulgado, não resistiu e morreu no local. Já o outro homem recebeu atendimento do Samu e foi encaminhado ao hospital.
Continua depois da publicidade
As polícias Civil e Científica também foram acionadas. Ainda segundo a PM, durante a ação, foram apreendidas duas armas, munições, drogas e dinheiro. Além disso, ambos os atingidos teriam passagens por crimes como porte ilegal de arma, roubo e tráfico de drogas.
Segundo caso em duas semanas
Em duas semanas, este é o segundo episódio em que um adolescente morre durante confronto com a PM em Florianópolis. Em 19 de outubro, um jovem de 16 anos não resistiu ao ser baleado durante uma troca de tiros com uma guarnição no bairro Tapera, no Sul da Ilha.
De acordo com a PM, a guarnição fazia rondas na região quando encontrou um veículo estacionado no acostamento da Rodovia Aparício Ramos Cordeiro. A abordagem, conforme relato da guarnição, ocorreu “pelo fato do carro estar estacionado em local ermo” e pela suspeita do veículo ser o mesmo que, supostamente, era usado para a prática de furtos e roubos na região.
A polícia afirma, ainda, que ao emitir sinais luminosos e sonoros, o carona do veículo “sacou uma pistola e começou a efetuar diversos disparos de arma de fogo contra os agentes”. A equipe, então, revidou e atirou em direção ao veículo.
Continua depois da publicidade
No interior do carro, a polícia encontrou três armas de fogo, sendo uma pistola com o carona, um revólver com o motorista e outra pistola com o passageiro, no banco traseiro. Também foram localizadas 23 gramas de maconha.
Duas pessoas morreram no local: um adolescente, de 16 anos, e um jovem de 22. O nome deles não foi divulgado. Já outro adolescente, de 16 anos, recebeu atendimento do Samu e foi encaminhado ao hospital em estado estável.
Leia também
Operação clandestina da PM espanca moradores de rua e os obriga a caminhar até Balneário Camboriú
PM confirma que operação contra moradores de rua em Itajaí foi clandestina