Um adolescente de 16 anos morreu ao se afogar em uma cachoeira na cidade de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, no fim da tarde desta terça-feira (12). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele estava no local com a família da namorada, que é de Lages.
Continua depois da publicidade
> Receba todas as notícias do Santa no seu WhatsApp. Clique aqui.
De acordo com o relato dos bombeiros que atenderam a ocorrência, tudo aconteceu por volta das 16h30min. A família havia chegado há pouco tempo na cidade para encontrar com parentes e ir até a cachoeira do Salto Grahl.
O menino desapareceu na água e mergulhadores do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama fizeram as buscas. Quando o encontraram, ele já estava morto. O Instituto Geral de Perícias esteve no local para fazer a retirada do corpo.
Além do adolescente, uma jovem de 18 anos, namorada do garoto, quase se afogou no local — que tem cerca de 10 metros de profundidade — mas foi retirada por pessoas que estavam na cachoeira e viram a garota se debater na água. Ela foi levada para o Hospital Maria Auxiliadora.
Continua depois da publicidade
> Mulher perde nove familiares na tragédia de Presidente Getúlio: “um pedaço de mim foi embora”
Como prevenir de acidentes em cachoeiras e trilhas
Conforme o Corpo de Bombeiros, o cuidado com as pedras escorregadias é um dos pontos principais ao visitar cachoeiras. Confira as orientações:
– Evite passear em trilhas e cachoeiras no fim do dia. A recomendação é sempre sair cedo, para evitar o risco de escurecer durante o passeio;
– Tome cuidado com pedras escorregadias e que tenham limo;
– Evite mergulhar em locais de pouca visibilidade na água, que são muito profundos ou que tenham correnteza;
Continua depois da publicidade
– Evite saltar na cachoeira, pois você pode atingir alguma pedra;
– Fique atento à previsão do tempo;
– Para trilhas que você não conhece, contrate um guia profissional;
– Mantenha o corpo hidratado e se alimente antes do passeio.
Em caso de emergência, a orientação é permanecer no local e chamar os bombeiros pelo telefone 193.