No fim da tarde desta quinta (28), um adolescente de 16 anos sofreu um afogamento seguido de parada cardiorrespiratória na Praia dos Ingleses, em Florianópolis. O Corpo de Bombeiros (CBMSC) foi acionado ao local, iniciou os protocolos de suporte avançado e conseguiu reverter o quadro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

O caso ocorreu por volta das 17h21. Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros mostram a vítima recebendo ajuda de guarda-vidas e da equipe médica. Vários banhistas acompanhavam o caso, de longe.

Após a estabilização, o jovem foi transportado de helicóptero para o Hospital Universitário. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do adolescente.

Populares acompanharam o salvamento (Foto: CBMSC/Divulgação)

Este não é o primeiro caso de afogamento de adolescentes a ocorrer em Santa Catarina nos últimos dias. Entre 16 e 24 de dezembro, houve um aumento de 40% no número de afogamentos em relação ao período do ano passado, sendo que a média de idade das vítimas é de 14 anos.

Continua depois da publicidade

Dicas para curtir a praia com segurança

O CBMSC alerta para algumas práticas fundamentais para a segurança do banhista:

  • Busque locais onde há serviços de guarda-vidas;
  • Fique atento à sinalização dos postos. Bandeira vermelha significa alto risco de afogamento; bandeira amarela, médio risco de afogamento; e bandeira verde, baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira lilás, que indica presença de água-viva, e a bandeira preta, que indica que aquele posto está desativado;
  • Preste atenção especial à sinalização na faixa de areia, em que a bandeira vermelha triangular significa que aquele local é perigoso. A mesma bandeira normalmente sinaliza, também, que há uma corrente de retorno;
  • Respeito aos avisos e alertas dos guarda-vidas;
  • Caso seja surpreendido por uma corrente de retorno, mantenha a calma e nade paralelamente à praia buscando um banco de areia. Jamais nade contra a corrente, em direção à praia. Peça ajuda sinalizando com os braços;
  • Evite nadar ou mergulhar próximo aos costões;
  • Após uma refeição ou ingestão de bebida alcoólica, não entre na água;
  • Se for queimado por uma água-viva, não esfregue o local e nem utilize água doce para lavar. A indicação é para o uso de vinagre.

Leia também

Mortes por dengue batem recorde em SC e no Brasil em 2023

Hotéis do litoral catarinense esperam ter 100% de ocupação durante Réveillon 2024